Reconciliação à vista? Musk disse que “foi longe demais” e Trump aceita as desculpas

De acordo com o empresário, algumas de suas declarações "foram longe demais". Trump recebeu o recado e respondeu que gostou da atitude
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Vitoria Lopes Gomez 11/06/2025 09h34, atualizada em 11/06/2025 20h57
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Seria o sinal de uma trégua? Após o clima entre Elon Musk e Donald Trump esquentar, com acusações de ambos os lados, o empresário e o presidente dos EUA parecem estar dispostos a colocar um ponto final na situação. O bilionário afirmou que se arrepende de manifestações recentes.

Segundo o empresário dono da Tesla, SpaceX e X (antigo Twitter), algumas das publicações feitas por ele na rede social contra o republicano “foram longe demais”. O sul-africano, no entanto, não especificou sobre quais postagens estava se referindo.

Do outro lado, Donald Trump recebeu o recado – e respondeu. Em entrevista ao New York Post, o presidente americano indicou que ficou satisfeito com a atitude de Musk. “Achei muito legal que ele tenha feito isso”, afirmou.

Relação pode ser restaurada?

  • A mais recente manifestação de Musk aconteceu em postagem no X.
  • A publicação diz: “Eu me arrependo de algumas das minhas publicações sobre o presidente Donald Trump na semana passada. Elas foram longe demais”.
  • As ações da Tesla subiram mais de 2% após a declaração.
  • Ela pode sinalizar um pedido de trégua entre os dois.
  • Trump disse recentemente que o relacionamento deles havia acabado, mas que não teria problema se Musk ligasse e lhe desejasse bem.
  • De acordo com reportagem da Reuters, fontes próximas ao empresário disseram que ele pretende restaurar o relacionamento com o presidente dos EUA.

Leia mais

Elon Musk usando uma camiseta com os dizeres "DOGE"
Empresário deixou o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) nos últimos dias (Imagem: Joshua Sukoff/Shutterstock)

Musk e Trump trocaram farpas

Alguns dias após a saída de Musk da Casa Branca, o empresário e Donald Trump trocaram acusações nas redes sociais. Um dos alvos de críticas do sul-africano foi um projeto de lei proposto pelo republicano e aprovado pela Câmara dos Deputados dos EUA.

O texto prevê cortes de impostos, especialmente para os mais ricos, e uma ampliação considerável dos gastos públicos, o que deve elevar o déficit público dos Estados Unidos em US$ 2,4 trilhões em uma década. O bilionário entende que a medida é eleitoreira e que não leva em conta todo o seu trabalho para reduzir os gastos do governo.

Foto de Elon Musk sorrindo ao lado de Donald Trump
Musk foi um dos maiores apoiadores de Trump durante a campanha eleitoral (Imagem: bella1105/Shutterstock)

Trump reagiu afirmando que Musk conhecia em detalhes o projeto de lei e que estava chateado porque ele previa a redução dos incentivos a carros elétricos. Ele ainda afirmou que o bilionário “ficou louco” e ameaçou cortar os subsídios e contratos governamentais para as empresas do sul-africano. Aliados do republicano ainda sugeriram investigar e até deportar o empresário.

A resposta de Elon Musk foi ainda mais intensa, com uma série de publicações no X, afirmando que Trump só foi eleito por sua causa e defendeu o impeachment do presidente dos EUA. Ainda acusou o republicano de envolvimento no escândalo sexual ligado a Jeffrey Epstein, mas apagou a postagem logo depois.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.