Parece que parte da internet caiu no mundo hoje

Problema parece ter sido generalizado e empresas afetadas não dão uma previsão de retorno exata
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 12/06/2025 17h04, atualizada em 12/06/2025 21h45
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A internet está tendo um dia difícil nesta quinta-feira (12). Quedas em grandes áreas da internet afetaram o funcionamento de serviços essenciais do mundo online, como Google, Amazon, Spotify e Discord.

As reclamações começaram pela tarde, por volta das 14h30 (horário de Brasília). Serviços de computação em nuvem, como o Cloudflare e o Google Cloud, também sentiram os feitos da queda, com clientes de ambas empresas afetados.

Ainda, de acordo com o Google, alguns locais no Brasil também foram afetados. Veja abaixo.

google cloud
Quem tentou usar serviços do Google hoje, pode ter se frustrado (Imagem: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock)

Internet caiu de forma generalizada

Não foi só um ou outro site que caiu. Ao que tudo indica, tratou-se de uma queda generalizada na internet.

O Google, por exemplo, ficou instável. Por volta das 15h40 (horário de Brasília), já eram cerca de 1.270 reclamações de falhas no Downdetector, site que monitora o funcionamento de serviços online. As principais queixas eram referentes ao login (42%) no Google, nos websites (35%) e na busca (23%).

O Google Cloud (serviço em nuvem da empresa) teve um número de reclamações ainda maior. Por volta do mesmo horário, já eram mais de 2.500 queixas.

E elas não foram as únicas: Amazon, Spotify, Discord, Cloudflare, OpenAI, Azure, Character.ai, Discord e até Pokemon Go tiveram alta no número de erros registrados no Downdetector. Em todos os casos, as reclamações aumentaram por volta das 15h, mas voltaram a cair por volta das 16h20.

Downdetector, que monitora funcionamento de serviços online, detectou aumento de reclamações de vários sites ao mesmo tempo (Imagem: Downdetector/Reprodução de tela)

Google Cloud e Cloudflare foram afetados

Google Cloud e Cloudflare, prestadores de serviços em nuvem que dependem da conexão internet, confirmaram a instabilidade e que seus clientes foram afetados.

A Cloudflare informou que a situação começou a voltar ao normal para os clientes por volta das 16h12. A página de status da empresa, que acompanha a situação, publicou uma atualização dizendo que os serviços ficaram offline devido a uma interrupção de terceiros.

À CNN, a empresa informou que sua interrupção se originou no Google Cloud. “Um número limitado de serviços na Cloudflare usa o Google Cloud e foi afetado. Esperamos que eles voltem em breve”, explicou, por e-mail, um porta-voz da companhia.

Já o Google Cloud escreveu que seus engenheiros identificaram a raiz do problema e estão aplicando as devidas medidas, mas que não há previsão de reestabelecimento dos serviços. A empresa também divulgou uma lista de todos os locais afetados – e São Paulo está presente. Veja:

Locais afetados pela queda de internet (Imagem: Google Cloud/Reprodução)

Por sua vez, a Amazon Web Services (AWS), serviço de computação nuvem da empresa de Jeff Bezos, afirmou que seus sistemas não foram afetados em nenhuma parte do globo, sendo que o portal que verifica a situação do serviço consta exatamente esta informação. Contudo, no Downdetector, os usuários reclamaram bastante do AWS, especialmente por volta de 14h30.

Discord e Spotify chegaram a atingir ápice de reclamações de 11 mil e 46 mil, respectivamente. Ainda, Snapchat e Character.ai também sofreram.

Qual o motivo da queda?

  • Ainda não há informações sobre o motivo da queda;
  • Em casos de queda de internet como este, a expectativa é que os serviços sejam reestabelecidos dentro de algumas horas. No entanto, não uma há previsão exata;
  • O número de erros já está diminuindo no Downdetector, o que pode indicar o retorno de alguns serviços afetados.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: