Imagem: lelynena/Shutterstock
Os medicamentos Ozempic e Wegovy ganharam fama como ferramentas eficazes para a perda de peso. No entanto, alguns efeitos indesejados podem aparecer no corpo de quem os usa.
Como alerta Adam Taylor, professor de anatomia da Universidade de Lancaster em artigo para o The Conversation, “esses remédios não agem apenas sobre a gordura indesejada — eles afetam todo o corpo, incluindo partes que não costumamos associar ao emagrecimento, como o rosto e a boca”.
Um dos efeitos colaterais mais visíveis é o chamado “rosto Ozempic”, caracterizado por perda de volume facial, flacidez, e aumento de rugas.
Segundo Taylor, isso ocorre porque “a semaglutida, princípio ativo dos dois medicamentos, reduz a gordura em todo o corpo, inclusive no rosto”, o que pode acentuar sinais de envelhecimento.
Outro risco apontado por Taylor é o dano aos dentes causado pelo vômito, um efeito colateral comum. “O ácido estomacal corrói o esmalte dentário, principalmente na parte interna dos dentes, onde o dano pode passar despercebido por um bom tempo”, alerta.
A redução simultânea de saliva piora ainda mais esse cenário, já que ela normalmente neutraliza esses ácidos e forma uma película protetora sobre os dentes.
Leia mais:
Para minimizar esses danos, o professor recomenda beber água com frequência, mascar chicletes sem açúcar e evitar escovar os dentes logo após vomitar — preferindo enxaguar a boca com água e aguardar ao menos 30 minutos.
Além disso, Taylor sugere o consumo de probióticos, como iogurte ou kefir, para ajudar no equilíbrio da flora oral e reduzir a halitose.
Vale lembrar que mulheres são mais propensas a efeitos colaterais gastrointestinais, possivelmente por influência dos hormônios estrogênio e progesterona. Por isso, Taylor aconselha refeições menores e mais leves, para evitar sobrecarregar o estômago.
Embora muitos desses efeitos tendam a desaparecer com a interrupção do uso da medicação, danos aos dentes são irreversíveis. Por isso, o professor conclui: “A atenção à saúde bucal deve ser parte essencial do acompanhamento de quem usa semaglutida”.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de junho de 2025 19:53