O mundo aposta nas IAs – mas a Wikipedia não

Ideia era usar a IA para testar resumos em artigos, mas o projeto foi interrompido depois que os editores expressaram seu descontentamento
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 12/06/2025 10h23
Página da Wikipédia em um smartphone e em uma tela de computador
Talvez o primeiro lugar do ranking te surpreenda! (Imagem: dennizn/ Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A relação entre a inteligência artificial e a Wikipedia não é exatamente harmoniosa. O site enfrenta muitas dificuldades para remover informações falsas ou equivocadas criadas a uma velocidade incrível a partir do uso da IA.

Mesmo assim, a enciclopédia online resolveu adotar a ferramenta. A ideia era usar a tecnologia para testar resumos em alguns artigos, mas o projeto foi interrompido depois que os editores expressaram seu descontentamento.

Wikipedia
Não é a primeira vez que a IA motiva discussões na Wikipedia (Imagem: monticello/Shutterstock)

Editores temem perda de confiança no site

A ideia de passar a testar a IA surgiu em 2024. Naquela oportunidade, representantes da Wikipédia discutiam como acelerar os processos. O entendimento foi que os resumos criados pela inteligência artificial poderiam melhorar o aprendizado.

Dessa forma, o projeto piloto foi anunciado no dia dois de junho deste ano. Ele estava programado para durar duas semanas, com as informações geradas pela IA aparecendo no topo de artigos selecionados para o experimento.

inteligencia artificial
IA seria usada para criar resumos para alguns artigos (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Mas o feedback da comunidade de editores foi imediato. Alguns chamaram a adição da ferramenta de “ideia horrível”, enquanto outros expuseram os problemas relacionados ao uso da tecnologia, citando uma potencial perda de confiança na plataforma.

Com a repercussão negativa, a Wikipedia confirmou que está interrompendo o teste. Segundo os responsáveis pelo site, a ideia será melhor discutida nos próximos dias, com a abertura de um fórum online para debater a questão. As informações são do portal Ars Technica.

Leia mais

Editores temiam que a IA prejudicasse a reputação da Wikipédia (Imagem: Primakov/Shutterstock)

IA pode ser uma ameaça para a Wikipédia

  • O boom da IA vem fazendo a Wikipedia decair muito, pois as pessoas vêm aproveitando o recurso de busca integrada nos chatbots, o que diminui muito o uso do site.
  • Com 23 anos de existência e disponível em 330 idiomas, a Wikipedia conta com mais de 60 milhões de artigos publicados.
  • O site sempre se orgulhou de seu slogan: “A enciclopédia livre”, e nunca recorreu a anúncios, vivendo apenas de doações e de editores voluntários.
  • Agora, enfrenta a ameaça da inteligência artificial, além de ter cada vez mais trabalho para manter seus artigos atualizados e corretos do ponto de vista das informações disponíveis.
  • Será que os dois poderão trabalhar juntos no futuro?
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.