Representação artística da Terra, com quatro asteroides passando por perto (Imagem: PumpedVisuals/Dotted Yeti/Shutterstock; Montagem: Olhar Digital)
Há apenas algumas décadas, os cientistas não eram capazes de precisar o número de asteroides potencialmente perigosos para o nosso planeta, além do poder destrutivo deles. Um cenário que, hoje, é completamente diferente.
Diversas missões já foram realizadas para para coletar amostras e até mesmo desviar a rota destas rochas espaciais. Agora, a Fundação b612, também conhecida como Asteroid Institute, anunciou o lançamento do ADAM, o primeiro software online para calcular futuros impactos contra a Terra.
Em artigo publicado no The Conversation, Josep M. Trigo Rodríguez, do Instituto de Ciencias del Espacio, da Espanha, explica que somente descobrindo os asteroides a tempo e conhecendo suas órbitas com precisão é que podemos prever seus movimentos em uma escala de anos, décadas ou séculos no futuro.
Este conhecimento nos dá a oportunidade de mitigar os efeitos de eventuais impactos. É por isso que o lançamento do novo software online é considerado uma revolução. O sistema ADAM é capaz de fornecer uma estimativa realista e gráfica da probabilidade de impacto de vários asteroides conhecidos.
Como exemplo, é mostrado o encontro do asteroide 2010 RF12 com o sistema Terra-Lua na noite de 5 para 6 de setembro de 2095. O programa mostra vários clones espalhados no espaço para representar a incerteza atual nos elementos orbitais. Isso se traduz em um corredor de risco que indica as áreas onde um impacto pode ser esperado, facilitando a antecipação de uma evacuação futura, caso seja considerada necessária.
Josep M. Trigo Rodríguez, do Instituto de Ciencias del Espacio
Em outras palavras, a nova tecnologia apresenta as possíveis trajetórias que o asteroide seguiria em 2095. Neste caso específico, há 5,3% de possibilidade de uma colisão com o nosso planeta.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de julho de 2025 11:55