(Imagem: Tomaz Silva - Agência Brasil / Reprodução - Climatempo)
A previsão é de tempo firme em boa parte do Brasil durante o feriado prolongado de Corpus Christi, que começa na quinta-feira (19). Mas há exceções. Para a região Sul, litoral do Nordeste e norte da região Norte, há previsão de chuva.
O tempo firme é por conta de uma grande massa de ar seco que se formou nos últimos dias, explicou o meteorologista Aleff Matos, da Climatempo, ao G1. Ela deve atuar como bloqueio atmosférico até, ao menos, sábado (21).
Para quem não sabe: bloqueio atmosférico é um fenômeno meteorológico no qual uma massa de ar estaciona em cima de uma região por vários dias ou até semanas. Ela impede a passagem de outras frentes climáticas, o que cria uma espécie de trava.
Com este novo bloqueio atmosférico, a previsão é que o tempo fique firme principalmente em estados do Sudeste e do Centro-Oeste, além de algumas áreas no interior nordestino.
No caso de São Paulo, Matos disse que existe chance de chuva fraca e isolada entre o fim da tarde e começo da noite no sábado. Isso porque uma frente fria deve passar bem afastada, em alto mar.
“Na maior parte do tempo vai ficar uma condição de tempo firme, com bastante sol”, disse o meteorologista. “As tardes devem esquentar mais e as noites devem ser mais frias, com dias de grande amplitude térmica”, detalha o meteorologista.”
Já para o Sul, a previsão do tempo é a seguinte:
Como há acumulados altos previstos, existe risco de alagamentos, deslizamentos e cheias de rios. “Por causa dessa maior quantidade de nuvens e chuva, também deve ser um feriado de temperaturas mais baixas“, acrescentou o meteorologista.
Para o Nordeste, há previsão de chuva forte em algumas áreas, especialmente do litoral. Entre elas:
No Norte, a chuva deve atingir (em pancadas ao longo do feriado): Amapá, norte do Amazonas, norte do Pará e Roraima. A previsão é que o tempo fique abafado, mas sem grandes mudanças nas temperaturas.
Leia mais:
Também ao longo do feriado, ocorre a transição do outono para o inverno. A estação está prevista para começar na sexta-feira (20), às 23h42. E acabar em 22 de setembro, às 15h19.
O inverno de 2025 deve ter padrões de chuva e temperatura mais, digamos, normais. Pelo menos, em comparação aos últimos anos (lembra quando fez 40ºC no inverno em 2024?).
Geralmente, a tendência no inverno é que a chuva se concentre na faixa litorânea do Sudeste e do Nordeste. E que ocorram frentes frias oceânicas intensas. Em 2025, a estação deve continuar neste padrão.
A estação deve ter temperaturas próximas ao normal e chuva muito próxima da média, concentrada nas áreas litorâneas, segundo a Climatempo. A ver.
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de junho de 2025 12:12