Foco nas IAs: Microsoft planeja nova onda de demissões, diz jornal

Cortes afetarão milhares de funcionários, principalmente em vendas, enquanto empresa aposta alto em inteligência artificial
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 18/06/2025 19h11, atualizada em 18/06/2025 21h10
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft se prepara para realizar uma nova rodada de demissões, prevista para o início do seu próximo ano fiscal, que começa em julho.

Segundo fontes próximas à empresa revelaram ao Wall Street Journal, os cortes devem afetar milhares de funcionários, principalmente das áreas de vendas e suporte, embora o número exato ainda não tenha sido definido.

Fachada da Microsoft
Empresa já tem nova rodada de demissões preparada para julho (Imagem: LCV/Shutterstock)

Demissões foram frequentes nos últimos anos da empresa

  • Essas demissões se somam às aproximadamente 6 mil vagas eliminadas em maio, que atingiram equipes de desenvolvimento de produtos e software ao redor do mundo.
  • A empresa já havia demitido 10 mil pessoas em janeiro de 2023, em resposta ao excesso de contratações feitas durante a pandemia.
  • A reestruturação ocorre no momento em que a Microsoft intensifica seus investimentos em inteligência artificial e infraestrutura de data centers.
  • A companhia também comercializa soluções de IA para outras empresas, que, assim como ela, estão buscando automatizar tarefas e operar com equipes mais enxutas.

Leia mais:

Fachada da Microsoft com logo da empresa na parede
Nova reestruturação deve fazer a Microsoft cortar milhares de empregos (Imagem: bluestork/Shutterstock)

Outras empresas devem seguir pelo mesmo caminho

A tendência segue um movimento mais amplo no setor corporativo. Grandes empresas, como a Amazon, também anunciaram que pretendem reduzir o número de funcionários nos próximos anos, impulsionadas pelos avanços na automação com IA.

No fim do último ano fiscal, em junho de 2024, a Microsoft contava com cerca de 228 mil funcionários, sendo aproximadamente 45 mil nas áreas de vendas e marketing.

“Nossa prioridade é formar equipes de alto desempenho e ganhar agilidade com menos camadas hierárquicas”, declarou Amy Hood, diretora financeira da empresa.

microsoft
Cortes devem atingir áreas de vendas e suporte; empresa já eliminou 6 mil vagas em maio e 10 mil em 2023 (Imagem: ShU studio / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.