Imagem: Landgoed Linschoten
Uma espada medieval foi encontrada em estado excepcional de preservação durante os trabalhos de dragagem do rio Korte Linschoten, em Utrecht, nos Países Baixos (Holanda). Ela foi datada do período entre os anos de 1050 e 1150.
Após limpeza e posterior análise, uma equipe de pesquisadores confirmou que o objeto tem um metro de comprimento e características típicas de armas fabricadas entre os séculos XI e XII. Agora, ela está em exposição em um museu da região.
Leia mais
A espada possui uma lâmina de dois gumes e pesa cerca de 900 gramas. Ela se manteve em boas condições graças às propriedades do solo argiloso onde foi encontrada, que evitaram a corrosão do material.
No entanto, para evitar a deterioração após a exposição ao ar, a arma passou por um rigoroso processo de conservação. Primeiro, o objeto foi imerso por dez semanas em um banho especial para remover os sais, depois enxaguada, seca e tratada com taninos para estabilizar o metal.
Segundo os pesquisadores, a ausência de marcas indicando que ela estava dentro de uma bainha sugere que a espada foi deliberadamente depositada no rio, talvez como parte de um ritual ou oferenda. A arma pode ser visitada no Museu Nacional de Antiguidades, em Leiden, onde ficará até setembro.
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de junho de 2025 19:26