Imagem: divulgação/Rafael Advanced Systems
Israel tem conseguido destruir ou danificar alvos no Irã. No entanto, infraestruturas israelenses também têm sido atingidas por ataques iranianos. Um exemplo disso foi o recente bombardeio de um hospital que deixou dezenas de feridos.
Para conter estes ataques, o governo de Benjamin Netanyahu passou a utilizar o Iron Beam (Raio de Ferro, em português). Este sistema de defesa aéreo usa feixes de laser para interceptar mísseis e drones inimigos.
Trata-se de um canhão de laser que usa uma configuração de espelhos para formar um feixe de luz com alta energia, que pode ter potência de até 100 kW e é capaz de derrubar foguetes, artilharia, morteiros, mísseis de cruzeiro e veículos aéreos não tripulados (UAVs), inclusive enxames de drones. Além da arma de laser, o equipamento conta com um sistema de monitoramento de alvos por GPS e um centro de comando.
A principal vantagem é o custo baixo de operação. Não há necessidade, por exemplo, de usar munição, o que economiza toda a cadeia de produção e logística. Segundo o governo israelense, o feixe de luz tem o diâmetro de uma moeda e é muito preciso. Além disso, por ser basicamente luz, é imune aos efeitos de distorção do vento e da temperatura atmosférica. Ele usa apenas energia elétrica ou baterias para funcionar, fazendo com que os danos colaterais sejam mínimos.
O Raio de Ferro pode ser utilizado de duas formas. Como uma máquina fixa, que faz uma leitura do ambiente a partir de radares, ou sendo instalada em caminhões, ou outros equipamentos blindados, bem como a bordo de aviões. Um dos problemas do sistema, no entanto, é o alcance de 10 km, considerado muito curto. As informações são do G1.
Lembrando que este sistema de defesa é diferente do Domo de Ferro, bastante utilizado para conter ataques do grupo terrorista Hamas nos últimos meses. O uso desta tecnologia, entretanto, não tem tido a mesma resposta contra os armamentos do Irã, muito mais avançados.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 20 de junho de 2025 10:49