5 inovações científicas criadas no prédio Lumon da série Ruptura

Diversas inovações muito importantes para itens tecnológicos atuais foram desenvolvidas no prédio onde são feitas as gravações da trama
Por Matheus Chaves, editado por Wagner Edwards 22/06/2025 06h20
Prédio da série Ruptura
Prédio da série Ruptura - Imagem: Reprodução Trailer oficial da produção/YouTube - Canal oficial da Apple Brasil
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Criada por Dan Erickson, a série Ruptura, da Apple TV, tem feito muito sucesso entre o público. Porém, o que muitos não sabem é que o prédio principal da fictícia Lumon é uma construção que já existia e foi o local de grandes inovações científicas. 

O edifício já foi utilizado pela importante empresa de telefonia AT&T, Bell Laboratories, conhecida como Bell Labs. Ele foi construído em Holmdel, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos, em 1962.

No local, pesquisadores realizaram inovações científicas fundamentais para a criação de computadores, internet e celulares. Neste conteúdo, listamos 5 coisas que foram elaboradas no prédio.

5 inovações reais que aconteceram no prédio da Lumon, da série Ruptura

Na série Ruptura, cinco funcionários de uma empresa chamada Lumen aceitam ser participantes de um experimento no qual suas memórias pessoais e de trabalho são separadas.

Dessa maneira, quando eles estão no escritório, têm lembranças apenas relacionadas ao lado profissional. Já em casa, não se recordam do escritório. Algo muito diferente do que aconteceu no local na vida real. Veja abaixo!

1 – Criação do primeiro LED visível 

LEDs amarelos, vermelhos e verdes lado a lado, em pares
LED é um diodo emissor de luz, usado desde lâmpadas até telões cinematográficos (Imagem: Wikimedia Commons)

Na Bell Labs, o cientista Nick Holonyak Jr foi o responsável pela criação do primeiro LED visível, muito utilizado hoje em dia nas telas de celulares e TVs. A invenção foi feita em 1962, quando o americano criou um diodo laser semicondutor com capacidade para emitir luz visível. 

2 – Radiação cósmica de fundo

Em 1978, o astrônomo e físico Arno Allan Penzias, junto com o físico Robert Wilson, fez a incrível descoberta da radiação cósmica de microondas de fundo, por meio de medições e experimentos realizados no prédio.

Por meio dessa descoberta, foi possível provar a teoria do Big Bang em relação à origem do universo. 

3 – Células de painéis fotovoltaicos

Este item merece estar nessa lista porque sua criação está ligada à Bell Labs, pois foi na empresa que as células modernas dos paineis solares, fabricadas de silício, surgiram. 

Instalação de painéis fotovoltaicos via Raze Solar/Unsplash
Instalação de painéis fotovoltaicos via Raze Solar/Unsplash

A história é a seguinte: o primeiro painel solar comercial foi lançado em 1881, por Charles Fritts. Décadas depois, em 1939, Russell Ohl elaborou um dos designs mais modernos do painel.

Utilizando esse design como base, a Bell Labs desenvolveu a primeira célula de silício comercialmente viável do planeta, em 25 de abril de 1954.

Leia mais:

4 – Bit

O matemático Claude Shannon, então funcionário da Bell Labs, foi praticamente o responsável pela criação do campo da Teoria da Informação, que resultou na primeira unidade de armazenamento computacional, o bit (dígito binário), que representa a menor unidade de informação usada no armazenamento e na transmissão de dados.

Shannon escreveu artigos seminais, que se tornaram referências no campo da comunicação e criptografia. Dentre suas produções destacam-se “Uma Teoria Matemática da Criptografia” e “Uma Teoria Matemática da Comunicação”, nas quais ele estabeleceu as bases para a criação do campo da Teoria da Informação e para o surgimento do bit.

A criação do bit foi extremamente importante para o desenvolvimento da informática e fabricação de equipamentos com capacidade para trabalhar com informações digitais. 

5 – Unix

O sistema operacional Unix do AT&T foi desenvolvido pela Bell Labs. Essa invenção, junto com a linguagem de programação C — também criada no prédio da empresa —, lançou as bases para inúmeros sistemas operacionais modernos. 

Imagem ilustrativa de um sistema operacional
Imagem ilustrativa de um sistema operacional – Imagem: SkillUp/Shutterstock

Atualmente, por exemplo, o macOS, sistema operacional da Apple, tem o Unix como uma de suas bases.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.