(Imagem: Shutter2U/iStock)
Depois de resolver um problema matemático antes indecifrável e de montar o cubo mágico mais rápido do mundo, uma Inteligência Artificial acaba de superar cientistas humanos em um experimento de Robótica.
Isso aconteceu no Laboratório de Ciência da Computação do MIT, uma das mais conceituadas universidades do planeta. A equipe do doutor Byungchul Kim desenvolveu um novo sistema baseado em modelos de difusão que permite aos usuários esboçar um robô e otimizar seu design com IA.
Leia mais
Ao especificar peças e dimensões modificáveis, a IA gera e testa novas estruturas em diversas simulações antes da fabricação. No caso sobre o qual estamos tratando, o robô da IA saltou 41% mais alto do que um equivalente projetado por humanos.
De acordo com os pesquisadores, o avanço marca um passo significativo em direção à automatização e ao aprimoramento do design de robôs, combinando a intuição humana com a precisão das máquinas.
“Queremos expandir para objetivos mais flexíveis. Imagine usar linguagem natural para guiar um modelo de difusão para projetar um robô que pode pegar uma caneca ou operar uma furadeira elétrica”, disse Tsun-Hsuan Wang, doutorando no MIT, em comunicado.
Será que um dia a Inteligência Artificial vai superar a inteligência humana? Para alguns especialistas, isso nunca vai acontecer, pois nosso cérebro tem um poder criativo incomparável. Para outros, porém, a pergunta não é mais “se”, mas sim “quando”.
Um dos defensores dessa tese é Demis Hassabis, CEO do Google DeepMind (divisão de pesquisas em IA do Google). Para ele, essa tecnologia está bem próxima: começará a chegar nos próximos cinco a dez anos.
Esse debate atual e interessante foi o tema da nossa coluna Fala AI. O entrevistado da vez foi Roberto Pena Spinelli, físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial.
Você pode assistir a essa conversa na íntegra neste link.
As informações são do Interesting Engineering.
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de junho de 2025 16:10