Amazon lança novos satélites Kuiper e acirra disputa com a Starlink

Amazon lança mais 27 satélites Kuiper e amplia sua constelação de internet. Meta é disputar mercado com a Starlink
Ana Luiza Figueiredo23/06/2025 15h16
projeto kuiper
(Imagem: mundissima / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon lançou, nesta segunda-feira (24), o segundo lote de satélites do Projeto Kuiper, iniciativa que busca levar internet via satélite para diversas regiões do mundo. A missão representa mais um passo na estratégia da companhia para competir diretamente com a Starlink, serviço operado pela SpaceX, de Elon Musk.

O lançamento foi realizado a partir da base da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), às 7h54 (horário de Brasília). O foguete utilizado foi um Atlas V, da United Launch Alliance (ULA). A transmissão oficial confirmou que os 27 satélites foram colocados com sucesso na órbita terrestre baixa.

lançamento de satélites
Lançamento do foguete que levou os satélites do Projeto Kuiper para a órbita terrestre (Imagem: Project Kuiper / Reprodução)

Na última semana, a empresa de propriedade da Amazon ganhou autorização para testes do Projeto Kuiper no Brasil, além de ter tido seu prazo para início de funcionamento no país prorrogado.

Projeto Kuiper acelera expansão

  • O lançamento desta segunda-feira enfrentou dois adiamentos, motivados por más condições climáticas e por um problema técnico no propulsor do foguete.
  • Superados os contratempos, o projeto avança em direção à formação de uma megaconstelação de satélites.
  • O Projeto Kuiper foi anunciado pela Amazon há seis anos e tem como objetivo construir uma rede global de internet via satélite.
  • A empresa pretende estabelecer uma constelação com 3.236 satélites, todos operando em órbita terrestre baixa, a até 1.200 milhas (cerca de 1.930 km) da superfície.
  • Atualmente, a Amazon já soma 54 satélites Kuiper em órbita, resultado dos dois lançamentos realizados até agora.
  • O primeiro deles ocorreu em abril, quando também foram enviados 27 satélites para o espaço.
satlites amazon kuiper
Amazon quer rede global de internet via satélite com o Projeto Kuiper (Imagem: Amazon)

Leia mais:

Prazos, metas e concorrência

A Amazon precisa cumprir uma exigência da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos, que determina o envio de, pelo menos, metade da constelação — ou 1.618 satélites — até julho de 2026. O prazo é parte das condições para manter a autorização do serviço.

Para viabilizar esse cronograma, a companhia já garantiu mais de 80 lançamentos com diferentes operadoras, incluindo a própria SpaceX, rival direta no setor. A Starlink, que domina o mercado atualmente, possui uma frota muito mais avançada, com cerca de 8.000 satélites já em operação.

Antena da Starlink em cima de gramado
A Starlink domina o mercado que a Amazon quer explorar com o Projeto Kuiper (Imagem: AdrianHancu / iStock)

A corrida espacial das gigantes da tecnologia promete acelerar a oferta de internet de alta velocidade via satélite, ampliando a conectividade em regiões remotas e não atendidas por redes tradicionais.


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.