Tesla pede sigilo sobre falhas de robotáxis em investigação federal

Montadora respondeu agência federal sobre infrações de seus carros autônomos, mas pediu que as informações não se tornem públicas
Leandro Costa Criscuolo24/06/2025 19h53
Logo da Tesla em um painel
Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock
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A Tesla mal lançou o seu serviço de robotáxi e ele já está passando por uma investigação.

A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) solicitou informações para a montadora sobre infrações, e a Tesla pediu para a agência que mantenha confidenciais suas respostas, segundo informa o Electrek.

O robotáxi da Tesla já teria gerado preocupações após ser flagrado cometendo erros graves logo no primeiro dia de operação.

Serviço de robotáxis da Tesla começou a operar no último final de semana em Austin, nos EUA – Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock

Tesla precisou esclarecer questões

  • Antes do lançamento, a NHTSA havia enviado à Tesla um extenso questionário sobre o uso do sistema Supervised Full Self-Driving (FSD) no Robotaxi — tecnologia que ainda está sob investigação por envolvimento em acidentes graves.
  • A montadora respondeu, mas solicitou sigilo total sobre as informações.
  • A Tesla historicamente evita divulgar dados públicos sobre seu Autopilot e FSD, inclusive se opondo judicialmente à liberação de dados de acidentes, alegando que isso causaria “prejuízos financeiros”.

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Fachada da Tesla
Tesla precisou explicar para a NHTSA como sua tecnologia autônoma funciona (Imagem: FPCreative Stock/Shutterstock)

Robotáxis da Tesla teriam cometido diversas infrações

Vídeos que circularam após o lançamento mostraram falhas do Robotaxi, incluindo veículos dirigindo na contramão e largando passageiros em cruzamentos, o que chamou a atenção da NHTSA. A agência confirmou estar ciente dos incidentes e que coletará informações diretamente com a Tesla.

Outro ponto crítico envolve o nível de automação dos robotáxis.

Testemunhas relatam que, durante a operação, um funcionário da Tesla permanecia com o dedo pressionado em um botão reprogramado como interruptor de segurança, o que indicaria que o sistema não atende aos requisitos do Nível 4 de direção autônoma, exigido para serviços comerciais no Texas.

A investigação da NHTSA sobre o sistema FSD da Tesla segue aberta, e a agência reforça que fabricantes devem garantir conformidade com os padrões de segurança, sem prévia aprovação por parte da entidade. Dependendo das informações obtidas, novas medidas poderão ser tomadas.

Tesla Model Y
Robotáxi da Tesla pode não ter o nível de automação exigido para operar comercialmente no Texas (Imagem: Artistic Operations/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.