Modo IA do Google chega à Índia; ainda não há data para o Brasil

Ferramenta com IA do Google chega na Índia, um dos maiores mercados online do mundo; expansão global vai seguir ocorrendo
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 24/06/2025 17h36
google modo ia
(Imagem: Tada Images / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após ser lançado exclusivamente nos Estados Unidos, o Modo IA do Google — uma nova forma de busca baseada em inteligência artificial — começou a ser disponibilizado também na Índia, marcando o início de sua expansão global.

Segundo o Google anunciou, a ferramenta representa um passo importante para tornar o acesso à informação mais simples e eficaz.

Não há informações sobre a novidade para o Brasil.

google busca
Ferramenta com IA do Google já estava disponível nos Estados Unidos – Imagem: Tada Images / Shutterstock

O que o Modo IA oferece

  • Com os avanços em IA, os usuários estão buscando respostas cada vez mais complexas, e o Modo IA atende a essa demanda oferecendo respostas detalhadas e contextuais diretamente na página de resultados.
  • Disponível inicialmente em inglês e ativado por meio do Search Labs, o recurso permite fazer perguntas mais elaboradas e interativas, além de refinar resultados com base nas respostas anteriores.
  • Um exemplo citado é o de pais que pedem sugestões criativas para entreter filhos pequenos em casa — e recebem ideias práticas e personalizadas.

Leia mais:

Ferramenta transforma a busca tradicional com respostas detalhadas geradas por inteligência artificial – Imagem: Google

Novas expansões em breve

Embora ainda limitado ao inglês, o Google afirma que planeja ampliar o suporte a outros idiomas locais no futuro. Na Índia, o recurso já conta com suporte a comandos por voz e imagens, refletindo a importância do uso mobile e da diversidade de formas de acesso no país.

Testado desde o início de 2024 nos EUA, o Modo IA foi liberado para todos os usuários após o Google I/O e será implementado gradualmente em outros países. A empresa afirma que esse novo modelo de busca representa o futuro da plataforma.

Logo do Google atrás borrado e, à frente, em um smartphone
Nova interface usa IA para oferecer respostas mais ricas e interativas diretamente na página de resultados de busca – Imagem: One Artist / Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.