Rivais da Tesla? OpenAI quer desenvolver IA para carros autônomos

Sam Altman afirma ter técnica que supera modelos atuais; projeto usa IA e vídeo, mas ainda está em estágio inicial
Leandro Costa Criscuolo25/06/2025 20h11
Logo da OpenAI em um smartphone
(Imagem: TY Lim/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI, conhecida por desenvolver modelos como o ChatGPT, agora volta suas atenções para a direção autônoma — uma iniciativa que pode colocá-la em rota de colisão com a Tesla, de Elon Musk.

Em uma entrevista recente ao podcast Uncapped, o CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que a empresa está trabalhando em uma nova tecnologia de inteligência artificial que poderá tornar a direção autônoma “muito melhor do que qualquer abordagem atual”.

A solução, ainda em estágio inicial, envolve tecnologias como o gerador de vídeo Sora e o trabalho da equipe de robótica da empresa.

Apesar do entusiasmo, a comercialização está distante e a OpenAI não comentou oficialmente sobre o projeto.

Pessoa segurando celular com logomarca da OpenAI na tela na frente de monitor exibindo foto do CEO da empresa, Sam Altman
Empresa de Sam Altman trabalha em tecnologia que pode rivalizar com a Tesla (Imagem: Meir Chaimowitz/Shutterstock)

Leia mais:

Elon Musk e Sam Altman em nova rivalidade

O movimento pode intensificar a rivalidade entre Altman e Musk — que cofundou a OpenAI, mas hoje é um de seus críticos mais ferrenhos.

Musk, que está desenvolvendo a concorrente xAI e aposta na visão computacional para carros autônomos via Tesla, vê esse mercado como peça central do futuro da empresa.

Elon musk
Tecnologia em desenvolvimento pode redefinir o setor e acirrar rivalidade entre Altman e Musk – Imagem: Bangla press/ Shutterstock

Entrada em um mercado competitivo não seria simples

  • Um desafio para a OpenAI será o acesso a dados.
  • Gigantes como Tesla e Waymo já acumulam vastos conjuntos de dados do mundo real, essenciais para o treinamento de seus sistemas.
  • A OpenAI pode estar apostando em uma abordagem diferente: uso de simulações, dados sintéticos ou avanços em IA mais generalista.

A empresa também teria colaborado com a Applied Intuition, uma startup que desenvolve soluções de IA para a indústria automotiva — o que reforça seu interesse crescente no setor.

Logo da OpenAI exibido em um smartphone que está na horizontal
Projeto envolve IA avançada e vídeos sintéticos, mas enfrenta desafio de acesso a dados reais (Imagem: Vitor Miranda/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.