ChatGPT agora integra Google Drive, Dropbox e mais serviços

ChatGPT agora integra Google Drive, Outlook e mais. Modo gravação no macOS transforma áudios em resumos, planos e códigos
Ana Luiza Figueiredo25/06/2025 12h38, atualizada em 25/06/2025 17h25
chatgpt
(Imagem: Bangla press/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI está expandindo as funcionalidades do ChatGPT com o lançamento de novos conectores para serviços populares, como Drive e Dropbox, e a liberação do aguardado modo de gravação. As novidades vêm sendo distribuídas desde o início de junho e oferecem mais integração com ferramentas do dia a dia, além de permitir que usuários salvem e transformem conversas de voz em conteúdo acionável.

Com foco em usuários das versões Plus, Pro, Team, Enterprise e Edu — com exceção de residentes europeus —, os novos recursos visam facilitar o uso do ChatGPT em ambientes corporativos e acadêmicos, aproveitando dados em tempo real de plataformas já utilizadas por essas equipes.

chatgpt
OpenAI expandiu as capacidades do ChatGPT (Imagem: Rokas Tenys / Shutterstock.com)

ChatGPT adiciona conectores para e-mails, nuvem e aplicativos de produtividade

Desde o início de junho, os usuários dos planos Plus e Pro (fora UE e Reino Unido), além dos usuários dos planos Team, Enterprise e Edu, podem contar com conectores para o recurso deep research, incluindo integração com serviços como Outlook, Teams, Google Drive, Gmail, Linear e outros. Esses conectores permitem que o ChatGPT acesse e utilize informações armazenadas nas plataformas conectadas, sempre respeitando os níveis de permissão já existentes do usuário.

microsoft outlook
Microsoft Office, entre outros serviços, ganhou integração com o ChatGPT (Imagem: rafapress / Shutterstock.com)

Usuários dos planos Team, Enterprise e Edu também têm acesso a conectores adicionais, como SharePoint, Dropbox e Box. Já os administradores dessas versões podem criar conectores personalizados com o protocolo Model Context Protocol (MCP), atualmente em versão beta.

O MCP possibilita a conexão com sistemas próprios e aplicativos internos da empresa, permitindo que o ChatGPT pesquise, raciocine e aja com base em informações exclusivas, em conjunto com resultados da web e conectores prontos.

Na última terça-feira (24), a OpenAI anunciou que os conectores para Google Drive, Dropbox, SharePoint e Box passaram a estar disponíveis também para usuários Pro fora do deep research, ampliando a possibilidade de trazer contextos personalizados para tarefas cotidianas.

Leia mais:

Modo de gravação transforma voz em ações

Outro destaque das atualizações é o lançamento do modo de gravação no ChatGPT, inicialmente para usuários do plano Team no macOS. A funcionalidade permite capturar reuniões, brainstorms e áudios, transcrevê-los automaticamente e transformá-los em resumos, planos, tarefas e até código.

openai
OpenAI também apresentou o modo gravação no ChatGPT (Imagem: JarTee / Shutterstock.com)

A OpenAI confirmou que o record mode começou a ser liberado também para usuários Pro, Enterprise e Edu no aplicativo desktop do macOS. A empresa informou ainda que o recurso será disponibilizado em breve para os demais usuários dos planos Plus, Pro, Enterprise e Edu.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Ícone tagsTags: