Entrevista: e se o Big Bang estiver errado?

Uma nova teoria ousada propôs que o universo nasceu dentro de um buraco negro. Será? Marcelo Zurita explica!
Vitoria Lopes Gomez25/06/2025 21h48, atualizada em 25/06/2025 22h02
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Big Bang é a teoria mais aceita para explicar o início de tudo. Mas e se ela estiver errada? Uma equipe internacional de cientistas apontou brechas nesse modelo tradicional e propôs uma nova explicação para a origem do Universo, partindo de um buraco negro.

Eles sugerem que o cosmos pode ter nascido dentro de um buraco negro gigantesco, localizado em uma estrutura maior, chamada de Universo-mãe.

Universo teria surgido dentro de um buraco negro gigantesco, segundo teoria alternativa ao Big Bang (Crédito: KennBrown/Estúdios Mondolithic/Scientific American)

Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores se basearam em leis conhecidas da física, sem recorrer a partículas ou forças misteriosas. O objetivo é resolver algumas das principais limitações da teoria do Big Bang, que, apesar de bem-sucedida, ainda apresenta questões em aberto.

Mas qual a diferença dessa nova teoria para o que já conhecemos? O que isso significaria na prática? E o que a Ciência pensa de novas hipóteses sobre a origem do Universo?

O Olhar Digital News recebeu Marcelo Zurita, astrônomo e colunista, para falar sobre o assunto. Confira!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.