Brasil propõe criação de cabo submarino do BRICS

A medida é considerada estratégica e tem como objetivo garantir maior autonomia digital aos países do Sul Global, do qual o Brasil faz parte
Alessandro Di Lorenzo26/06/2025 09h04
Cabo submarino
Imagem: Vismar UK/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os cabos submarinos são responsáveis ​​pela transferência de 99% de todos os dados digitais, sendo fundamentais para manter o mundo conectado. Atualmente, há 1,4 milhão de quilômetros destas estruturas no fundo do mar, abrangendo todos os oceanos do planeta.

Mesmo assim, existe uma desigualdade evidente nesta infraestrutura global. É isso, por exemplo, que faz com que a conexão na região norte do planeta seja superior do que a do chamado Sul Global. Uma realidade que o governo brasileiro quer mudar.

Brasil defende o fortalecimento tecnológico do Sul Global (Imagem: sweet_tomato/Shutterstock)

Medida vai garantir maior autonomia dos países

Em encontro do BRICS, grupo do qual o Brasil faz parte, o governo Lula propôs a construção de um cabo submarino interligando países do Sul Global. A medida é considerada estratégica e tem como objetivo garantir maior autonomia digital aos países do bloco.

Segundo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, a infraestrutura irá reduzir a dependência das rotas controladas por nações do Norte Global. Ela ainda explicou que a iniciativa integra o esforço do Brasil para fortalecer a soberania tecnológica do bloco.

Proposta foi apresentada em encontro com representantes do BRICS (Imagem: Oleg Elkov/Shutterstock)

O governo brasileiro ainda propôs novas chamadas conjuntas para projetos de inovação, com foco em grandes iniciativas e cooperação em inteligência artificial. Por fim, fechou um acordo com a China para a criação de um centro de transferência de tecnologia. As informações são do portal TeleSíntese.

Leia mais

cabo submarino no fundo do mar
Os cabos submarinos são vitais para nossas comunicações (Imagem: Norimoto/Shutterstock)

Brasil quer incentivar investimentos no setor

  • Enquanto sugere o desenvolvimento de uma infraestrutura global, o Ministério das Comunicações ampliou o prazo para contribuições à Política Nacional de Cabos Submarinos até 11 de agosto de 2025.
  • A iniciativa é conduzida por meio da plataforma Participa + Brasil E pretende estabelecer diretrizes para a expansão da infraestrutura digital por meio de cabos submarinos, com foco em regiões sem conectividade, em especial no Norte do país.
  • A proposta também busca consolidar o papel brasileiro como ponto estratégico em rotas globais de telecomunicações.
  • A consulta pública foi lançada em 13 de maio de 2025, com encerramento inicialmente previsto para 27 de junho.
  • Segundo o Ministério das Comunicações, a ampliação do prazo vai permitir um maior engajamento dos diversos agentes do setor e da sociedade civil na construção do documento final, previsto para ser lançado ainda neste ano.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.