Imagem: angellodeco/Shutterstock
Um estudo publicado na revista Neurology revelou uma ligação entre o tipo sanguíneo e o risco de acidente vascular cerebral (AVC) precoce, especialmente antes dos 60 anos.
A pesquisa analisou dados genéticos de cerca de 17 mil pessoas que sofreram AVC e quase 600 mil controles saudáveis, todos com idades entre 18 e 59 anos.
Leia mais:
Os pesquisadores também alertam que esse aumento de risco é modesto e não justifica triagens médicas adicionais para pessoas com sangue tipo A.
Eles também observaram que esse risco não se mantém significativo em pessoas com AVC após os 60 anos, sugerindo que os mecanismos do AVC precoce podem ser diferentes, mais associados à coagulação do que à aterosclerose.
O estudo incluiu principalmente pessoas de origem europeia, o que indica a necessidade de pesquisas com populações mais diversas. Outra descoberta importante foi o risco ligeiramente maior (11%) de AVC entre pessoas com sangue tipo B, independente da idade.
O chamado locus ABO, onde estão os genes do tipo sanguíneo, também já foi relacionado a doenças cardiovasculares e trombose venosa.
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de junho de 2025 14:28