Templo antigo revela segredos de misteriosa civilização pré-inca

Construção teria servido como um local estratégico para o povo Tiwanaku, um misterioso povo que colapsou por volta de 1.000 d.C.
Alessandro Di Lorenzo30/06/2025 11h35, atualizada em 10/07/2025 16h37
templo antigo
Templo de misterioso povo antigo. Imagem: Antiquity
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Antes da chegada dos europeus à América do Sul, os incas construíram um vasto império que se estendia por partes do Peru, Bolívia, Equador, Chile e Argentina. Mas engana-se quem acredita que esta foi a primeira civilização a habitar a região.

Alguns séculos antes, os Tiwakanu governavam os Andes. Este misterioso povo teria colapsado por volta de 1.000 d.C. e ainda intriga os pesquisadores, mas a descoberta de um templo pode ajudar a revelar alguns mistérios sobre esta população pré-inca.

Local estratégico para os Tiwanakus

  • Chamado de Palaspata, a estrutura em ruínas fica no topo de uma colina a sudeste do centro do sítio arqueológico de Tiwanaku, na região da atual Bolívia.
  • Os cientistas responsáveis pela descoberta acreditam que o templo era um importante local estratégico para o povo Tiwanaku.
  • Isso porque ele está localizado entre as três principais rotas comerciais que conectavam a sociedade a importantes recursos.
  • A partir de imagens de drones e fotogrametria, a equipe construiu uma renderização 3D detalhada da estrutura e topografia do templo.
  • As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Antiquity.
Construção foi feita por povo anterior aos incas, responsáveis pela famosa cidade de Machu Picchu (Imagem: saiko3p/Shutterstock)

Leia mais

Construção revela expansão de poder da civilização

Segundo os pesquisadores, o templo fazia parte de um complexo medindo 125 por 145 metros, com algumas áreas fechadas dispostas em torno de um pátio interno central. A entrada principal da construção está voltada para o oeste em alinhamento com o equinócio solar.

A estrutura está repleta de fragmentos da vida de seus habitantes, incluindo pedaços de xícaras de cerâmica keru, tigelas queimadas, potes e queimadores de incenso. Também foram encontrados pedaços de osso de camelo e outras evidências de conexões com o deserto do Atacama e o Oceano Pacífico.

Fragmentos de cerâmica revelam conexões de misterioso povo antigo (Imagem: Antiquity)

Ainda segundo o estudo, a religião desempenhou um papel importante na política e na economia da sociedade Tiwanaku. No entanto, locais como esse serviam não apenas para a prática espiritual, mas também como um meio de expandir as sociedades e exercer controle sobre os recursos circundantes.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.