Lembra do apagão cibernético? Microsoft quer evitar que aconteça de novo

Novas atualizações do Windows permitirão a identificação e a correção de eventuais falhas de forma mais rápida
Alessandro Di Lorenzo30/06/2025 13h45
Logo da Microsoft na fachada do prédio da empresa
(Imagem: ShU studio/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Há pouco mais de um ano o mundo virava um verdadeiro caos. No dia 19 de julho de 2024, uma falha na atualização de um driver da empresa de cibersegurança CrowdStrike simplesmente paralisou cerca de 8,5 milhões de computadores que usavam o Windows.

Os efeitos foram sentidos no mundo todo e a Microsoft prometeu que o apagão cibernético não se repetiria no futuro. Agora, a empresa está prestes a lançar atualizações que irão mover fornecedores de segurança para fora do kernel do sistema operacional.

Logo da CrowdStrike em smartphone, com fundo de um monitor mostrando um gráfico no site da empresa
Uma atualização de driver do sistema da CrowdStrike pode ter causado apagão cibernético global (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

Windows poderá ser reparado de forma mais eficaz

A nova plataforma de segurança de endpoint do Windows está sendo construída em cooperação com CrowdStrike, Bitdefender, ESET, Trend Micro e muitos outros fornecedores de segurança. Segundo a big tech, todos foram ouvidos para construir um novo ambiente mais seguro.

O software da CrowdStrike operava no nível do kernel, que é a parte central de um sistema operacional com acesso irrestrito à memória do sistema e ao hardware. Foi por conta desse acesso profundo que a atualização defeituosa causou a falha em tantos computadores.

imagem mostra um notebook/laptop com teclado blanco e monitor preto, exibindo a tela do windows 11
Objetivo é que recuperação do Windows 11 seja mais rápida (Imagem: Melnikov Dmitriy/Shutterstock)

Com a mudança, os fornecedores de segurança terão maior autonomia para evitar eventuais falhas e para corrigi-las de forma mais rápida. Ao mesmo tempo, a Microsoft está preparando uma atualização do Windows projetada para restaurar rapidamente máquinas que não podem inicializar. As informações são do portal The Verge.

Leia mais

Tela Azul da Morte no Windows
Falha global impediu a atualização do Windows (Imagem: Lea Rae/Shutterstock)

Apagão cibernético global gerou transtornos no mundo todo

  • Em julho do ano passado, um defeito global foi identificado em uma atualização do driver do Falcon Sensor, da CrowdStrike.
  • O problema provocou uma falha na nuvem do sistema operacional da Microsoft, fazendo com que o Windows travasse e exibisse a “Tela Azul da Morte”.
  • O apagão cibernético causou atrasos e cancelamentos de milhares voos, além de problemas em serviços bancários, comunicações e sistemas de emergência.
  • No Brasil, usuários reclamaram da instabilidade em instituições financeiras.
  • A falha foi corrigida algumas horas depois, mas os impactos continuaram a ser sentidos por alguns dias.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.