Trilhões para as IAs e demissões em massa: a corrida tech em números

Big techs investem milhões em IA e startups... e demitem milhares de trabalhadores. Confira o panorama da corrida tech com Arthur Igreja
Vitoria Lopes Gomez30/06/2025 21h08
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Dois anos e meio após o lançamento do ChatGPT pela OpenAI, a disputa pela liderança na corrida da inteligência artificial tem se tornado cada vez mais acirrada. Além da desenvolvedora, big techs como Microsoft, Google, Amazon e Meta também apostam alto nesses sistemas, com investimentos bilionários que crescem desenfreadamente.

Essas companhias estão construindo data centers que podem custar mais de US$100 bilhões e já oferecem salários que ultrapassam US$ 100 milhões para atrair pesquisadores de ponta.

Enquanto empresas investem milhões na IA, demitem milhares de funcionários (Imagem: Suri Studio/Shutterstock)

Os investimentos em startups do setor também cresceram no primeiro trimestre deste ano, em contar nos aportes para data centers próprios e na aquisição de outras empresas.

No entanto, enquanto o setor avança e algumas funções são super valorizadas, outras ficam para trás. Já são quase 64 mil demissões em 150 empresas de tecnologia.

No Olhar Digital News de hoje, recebemos Arthur Igreja, especiaista em tecnologia e inovação, para falar sobre os números das big techs no setor de inteligência artificial, desde investimentos até demissões. Confira!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.