Veículos e Tecnologia

Aviação sustentável: motor a hidrogênio pode revolucionar voos

A Loganair, companhia aérea escocesa, e a ZeroAvia, empresa que desenvolve motores elétricos a hidrogênio, uniram forças para dar mais um passo rumo à aviação sustentável.

A ZeroAvia está desenvolvendo o motor modular ZA2000, projetado para aeronaves com capacidade de 40 a 80 passageiros. É nesse ponto que a Loganair se torna uma parceira estratégica, já que possui mais de vinte aeronaves compatíveis, como os modelos ATR 42 e ATR 72. A iniciativa pode permitir que aeronaves da companhia operem sem emissões em rotas regionais pelo Reino Unido e Europa. 

Os modelos ATR 42 e ATR 72 são amplamente utilizados em rotas regionais e domésticas
(Imagem: ZeroAvia)

A empresa já conta com o sistema de propulsão ZA600, movido a célula de combustível de hidrogênio. Esse modelo, atualmente em processo de certificação, é voltado para aeronaves menores, com capacidade entre 10 e 20 passageiros. 

O futuro do voo sustentável dependerá de empresas como a ZeroAvia e a Loganair para liderar o desenvolvimento de novas tecnologias. Vemos o trabalho realizado por Val [fundador e CEO da ZeroAvia] e sua equipe como extremamente inspirador e realista, especialmente quando comparado aos nossos próprios esforços e metas ambiciosas nesse setor. Acreditamos verdadeiramente que a frota e a malha aérea da Loganair representam a combinação perfeita de companhia e geografia para a aplicação das soluções da ZeroAvia, e estamos ansiosos para trabalhar juntos por um futuro mais verde.

Luke Farajallah, CEO da Loganair, em declaração oficial.

ZA2000 vs. motores de combustão interna

O sistema de propulsão hidrogênio-elétrico ZA2000 apresenta benefícios significativos em eficiência ambiental e consumo energético. Confira os principais destaques: 

  • Menor consumo de combustível.
  • Zero emissões diretas de CO₂.
  • Custo de manutenção significativamente menor.
  • Redução de ruído e poluição do ar.
Modelo do sistema de propulsão hidrogênio-elétrico ZA2000 (Imagem: ZeroAvia)

O sistema ZA2000 consome significativamente menos combustível, utilizando apenas 60 kg a 70 kg de hidrogênio por hora, em comparação aos 320 kg a 350 kg de combustível fóssil exigidos por motores convencionais. Além disso, elimina as emissões diretas de CO₂, que podem chegar a 1100 kg por hora em motores a combustão. Também contribui para a redução do ruído e da emissão de poluentes atmosféricos, diminuindo os impactos na qualidade do ar e os transtornos às comunidades próximas aos aeroportos. 

Leia mais:

Aviões equipados com o motor ZA2000 prometem voos com zero emissões de gases do efeito estufa (Imagem: Toni M/iStock)

Vantagens comerciais

Segundo a ZeroAvia, esses motores prometem reduzir custos para as companhias aéreas. Isso porque diminuem significativamente o tempo e o custo de manutenção, reduzindo o tempo de inatividade das aeronaves. Além disso, o hidrogênio tem potencial para se tornar uma alternativa muito mais econômica no futuro. 

As informações são do site oficial da ZeroAvia

Esta post foi modificado pela última vez em 30 de junho de 2025 19:53

Compartilhar
Publicado por
Beatriz Campos