Elon Musk deportado? Trump diz que avalia a possibilidade

Após críticas ao projeto de gastos, bilionário vira alvo de Trump, que sugere cortar subsídios e cogita até deportação
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 01/07/2025 14h03
Fotos de Elon Musk e Donald Trump lado a lado
(Imagem: bella1105 / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A relação entre Donald Trump e Elon Musk degringolou de vez. Após anos de proximidade política, os dois bilionários agora protagonizam uma disputa pública, marcada por ameaças, provocações e acusações.

O estopim foi o apoio de Trump a um novo projeto de lei de gastos, que Musk classificou como “completamente insano” e “uma abominação”, por aumentar a dívida dos EUA em trilhões, incentivar a produção de carvão e cortar subsídios para energia limpa.

Musk, CEO da Tesla e SpaceX, criticou duramente o plano e chegou a ameaçar criar um novo partido político — o “Partido América” — caso a proposta fosse aprovada.

Elon Musk fazendo pose
Elon Musk nasceu na África do Sul e tem cidadania americana, mas Trump considerou a deportação do bilionário (Imagem: Frederic Legrand – COMEO / Shutterstock)

Musk fora dos EUA?

  • Em resposta, Trump alfinetou Musk durante entrevista coletiva na Casa Branca, sugerindo que o bilionário poderia até ser deportado — apesar de Musk ter cidadania americana.
  • Trump também ironizou a possível reativação do departamento DOGE (de cortes de gastos), que Musk liderava antes de deixar o governo em maio, como uma forma de cortar os subsídios que beneficiam as empresas de Musk.
  • “DOGE pode devorar Elon”, disse Trump, alegando que o empresário só teve sucesso graças aos bilhões em apoio governamental.

Leia mais

Donald Trump com o punho direito erguido
Projeto de Trump que vai gerar gastos entrou na mira das críticas de Elon Musk (Imagem: Anna Moneymaker/Shutterstock)

Bilionário não poupa ataques a Trump

Musk respondeu dizendo que estava “tentado a escalar a briga”, mas que, por enquanto, se conteria. Em outro momento, publicou que o cerne do projeto de Trump permitiria abusos de poder, e criticou membros do Congresso que prometeram conter gastos, mas votaram pelo oposto.

A disputa atingiu novo nível quando Musk publicou — e depois apagou — uma mensagem afirmando que Trump “está nos arquivos de Epstein”, ligando o presidente a um escândalo sexual e insinuando que esse seria o motivo do sigilo sobre os documentos.

No centro da briga, estão cortes que afetam diretamente os interesses comerciais de Musk e o futuro político de Trump. A relação, que já foi de apoio mútuo, agora parece ter se transformado em um duelo explosivo entre dois dos homens mais poderosos (e imprevisíveis) dos EUA.

Foto de Elon Musk sorrindo ao lado de Donald Trump
Conflito público entre Trump e Musk vai ganhando novos capítulos (Imagem: bella1105/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.