Impressão 3D de células pode revolucionar tratamento de diabetes

Segundo pesquisadores, as células podem permitir o tratamento da doença sem a necessidade de injeções de insulina
Alessandro Di Lorenzo02/07/2025 13h36
diabetes-1-1920x1080
Imagem: Syda Productions/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O avanço da tecnologia já permitiu salvar milhares de vidas nas últimas décadas. E a expectativa é que muitas outras pessoas sejam beneficiadas por novas técnicas desenvolvidas por cientistas ao redor do mundo.

Um exemplo disso é o uso de impressoras 3D para criar células pancreáticas humanas produtoras de insulina. Isso abre a possibilidade do desenvolvimento de um tratamento para diabetes sem a necessidade de injeções de insulina.

Celulas-Tronco
Pesquisadores criaram células pancreáticas humanas produtoras de insulina (Imagem: Yurchanka Siarhei/Shutterstock)

Células 3D pode ser inseridas sob a pele

  • De acordo com os cientistas responsáveis pelo estudo, as células impressas permaneceram vivas e funcionais em tubos de ensaio por até três semanas.
  • Isso permite que elas mantenham fortes respostas de insulina à glicose.
  • Em comunicado, a equipe destacou que a descoberta pode auxiliar na criação de um tratamento para diabetes que poderá, um dia, eliminar a necessidade de injeções de insulina.
  • A ideia é implantar as células 3D sob a pele com anestesia local e uma pequena incisão.
  • Ainda segundo os pesquisadores, esta seria uma opção mais segura e confortável para os pacientes.

Leia mais

diabetes
Método seria eficaz contra diabetes do tipo 1 (Imagem: superbeststock/Shutterstock)

Maior eficácia na produção de insulina

Durante o trabalho, os pesquisadores usaram uma biotinta feita de tecido pancreático humano, do qual todos os componentes celulares foram removidos, e alginato, uma substância derivada de algas marinhas. Dessa forma, foi possível imprimir células de ilhotas pancreáticas humanas, estruturas microscópicas localizadas no pâncreas endócrino.

Embora os métodos atuais de isolamento de células de ilhotas para transplante removam a estrutura que as sustenta, a biotinta retém componentes-chave dessa matriz extracelular. Este é o segredo para melhorar a sobrevivência e a função das células.

Nova terapia pode eliminar necessidade de insulina (Imagem: MillaF/Shutterstock)

Segundo os cientistas, as células impressas foram mais eficientes do que as preparações padrão de ilhotas na liberação de insulina quando expostas à glicose. Além disso, demonstraram maior capacidade de detectar e reagir aos níveis de açúcar no sangue e mantiveram sua estrutura sem se aglomerar ou se romper.

Agora, a equipe está realizando testes com as células bioimpressas em animais. Além disso, eles estão explorando opções de armazenamento de longo prazo que podem tornar uma nova terapia amplamente disponível para a população.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.