Europa: Google propõe novas mudanças na busca para evitar nova multa

Empresa propõe caixa com links para concorrentes e fornecedores após acusações de favorecimento de seus próprios serviços
Leandro Costa Criscuolo02/07/2025 15h34
google europa
Imagem: Tigarto/ Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Às vésperas de uma reunião decisiva com reguladores e rivais, o Google apresentou novas propostas para modificar sua página de resultados de busca na União Europeia, em uma tentativa de evitar novas sanções sob a Lei de Mercados Digitais (DMA). As informações são exclusivas da Reuters.

A gigante americana, acusada em março pela Comissão Europeia de favorecer seus próprios serviços — como Google Shopping, Flights e Hotels — em detrimento da concorrência, propôs a criação de uma nova seção no topo dos resultados chamada “caixa VSS”, com links para mecanismos de busca especializados e empresas do setor de viagens e lazer.

Bandeira da União Europeia cercando um martelo de juiz
Medida visa reduzir acusações de favorecimento e evitar penalidades sob nova legislação europeia (Imagem: RaffMaster/Shutterstock)

Proposta reformulada

  • A proposta mais recente, apelidada de Opção B, inclui ainda uma segunda caixa com links gratuitos para fornecedores, como hotéis, restaurantes e companhias aéreas, organizada pelo próprio Google e posicionada abaixo da caixa VSS.
  • Segundo o documento obtido pela Reuters, a medida visa oferecer mais visibilidade a esses fornecedores sem configurar um novo serviço proprietário do Google.
  • As mudanças serão discutidas com empresas concorrentes e autoridades da UE em um workshop nos dias 7 e 8 de julho, em Bruxelas.

Leia mais:

Nova proposta do Google separa serviços próprios de resultados de fornecedores e busca aliviar tensões regulatórias(Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Google tenta escapar de sanções do DMA

O Google, que pertence à Alphabet, afirma ter implementado “centenas de mudanças” para se adequar às novas regras, mas expressa preocupação com os impactos do DMA na experiência dos usuários europeus.

Caso seja considerado reincidente em práticas anticoncorrenciais, o Google pode ser multado em até 10% de sua receita global anual.

Logo do Google em uma fachada
Gigante da tecnologia busca se adequar à Lei de Mercados Digitais para evitar sanções bilionárias (Imagem: Below the Sky/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.