Premier League vai usar IA da Microsoft para engajar torcedores

Nova parceria promete transformar dados históricos do campeonato em experiências digitais interativas com apoio do Copilot
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Vitoria Lopes Gomez 02/07/2025 05h50, atualizada em 02/07/2025 21h45
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A inteligência artificial tem avançado e mostrado que pode ser útil nas mais diversas áreas. Uma delas é o futebol, que atualmente usa tecnologia em muitos campeonatos ao redor do mundo.

Com isso, parcerias entre entidades do esporte e big techs vão aparecendo. A mais nova delas é entre Premier League, que firmou um acordo de cinco anos com a Microsoft para incorporar a inteligência artificial da empresa, o Copilot, às suas plataformas digitais. As informações são da Reuters.

A tecnologia permitirá que torcedores acessem rapidamente dados e estatísticas sobre partidas, clubes e jogadores, com base em mais de 30 temporadas de informações, 300 mil artigos e 9 mil vídeos. A Premier League organiza a primeira divisão nacional do futebol da Inglaterra.

Pessoa usando o Copilot num celular
Copilot vai permitir acesso rápido a estatísticas, histórias e curiosidades sobre jogadores e partidas, usando dados de mais de 30 temporadas (Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock)

Leia mais

IA e futebol: cada vez mais próximos

  • A iniciativa é parte de uma tendência crescente entre ligas esportivas de utilizar IA para transformar grandes volumes de dados em experiências interativas e atrativas para o público.
  • A LaLiga, da Espanha, já adota soluções semelhantes na análise de jogos e produção de conteúdo.
  • As medidas tem sido consideradas benéficas para trazer mais interesse e audiência aos campeonatos que adotam IA.
premier league
Liga inglesa busca unificar sua infraestrutura e enriquecer a experiência dos fãs com dados e estatísticas em tempo real – Imagem: GraysonStock/Shutterstock

Azure também entra no acordo

Como parte do acordo, a Premier League também está transferindo sua infraestrutura digital para a nuvem do Microsoft Azure, o que facilitará a integração com ferramentas de IA e criará uma plataforma mais coesa e inteligente para a liga.

Logo Microsoft Azure
Copilot oferecerá insights em tempo real para o público, enquanto liga migra infraestrutura para a nuvem do Azure (Imagem: Daniel Constante/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.