Conheça a Secure Lock, função do Android 16 para proteger o celular

Nova funcionalidade para o sistema operacional desenvolvido pelo Google chega junto com o Android 16 e eleva o nível de segurança dos celulares
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 03/07/2025 07h20
Android 16
Novo SO do Google vem cheio de novidades (Imagem: Bangla press/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em junho deste ano, o Google anunciou o lançamento da versão 16 do sistema operacional Android. A atualização começou a ser disponibilizada para os dispositivos Google Pixel e deve contemplar outros celulares ao longo do ano. Uma das novidades que chegarão para os usuários é o recurso Secure Lock, que promete proporcionar maior proteção para o aparelho. 

Nas linhas a seguir, o Olhar Digital traz os detalhes sobre o que é o Secure Lock, para que serve e como ele funciona nos dispositivos Android. 

Saiba o que é e como funciona o Secure Lock

Cadeado de segurança
Um cadeado na tela de uma celular simbolizando segurança – Imagem: Tero Vesalainen/Shutterstock

De acordo com o jornalista Mishaal Rahman, do portal Android Authority, que analisou o código-fonte do Android 16 e constatou o recurso, o Secure Lock é uma funcionalidade que possibilita o bloqueio do dispositivo de forma remota em um estado de segurança aprimorado. 

Ao perder o celular, ao ser roubado ou furtado, um dos maiores medos das pessoas está no fato de terceiros conseguirem acessar informações importantes que estão no aparelho. Atualmente, existem recursos que têm como objetivo impedir o acesso a áreas sensíveis do sistema. Porém, ainda há atalhos que os criminosos podem usar para ter acesso a algumas de suas informações. 

Pessoa segurando um smartphone com Android que está sendo atualizado
Sistema Android atualizando em um celular (Imagem: TY Lim/Shutterstock)

É nesse ponto que o Secure Lock promete atuar, pois por meio dele, quando o usuário sinalizar que o aparelho está perdido, o sistema realiza o bloqueio completo do acesso ao painel de notificações, widgets, barra de configurações rápidas e comando de voz. 

Leia mais:

Além disso, o recurso aprimora a tela de bloqueio, passando a exigir a autenticação multifator para que a pessoa possa acessar o dispositivo. Na prática, para entrar no celular, o criminoso precisará saber o seu PIN, padrão e senha, além de falsificar os seus dados biométricos. 

Android 16
Android – Imagem: Primakov/Shutterstock

Como ativar o Secure Lock? A ativação dele pode ser feita por meio de aplicativos de sistema privilegiados, como o Find Hub, que é a evolução do “Encontre Meu Dispositivo”.

Além de bloquear o celular, também será possível acrescentar uma mensagem personalizada na tela de bloqueio do aparelho. Caso o usuário não opte por isso, aparecerá um texto padrão escrito: “Dispositivo bloqueado remotamente com segurança”.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.