Por que os olhos dos gatos brilham? Resposta pode estar nos tubarões-brancos

Segundo os cientistas, as características presentes nos olhos destes animais permitem que eles possuam uma espécie de visão noturna
Alessandro Di Lorenzo05/07/2025 04h29
gato-1-1920x1080
Imagem: Adventuring Dave/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem tem gato em casa provavelmente já notou que os olhos destes animais podem brilhar em alguns momentos. O fenômeno pode ser explicado pela presença de uma camada atrás da retina que age refletindo a luz.

O mais interessante, no entanto, é que essa característica pode ser identificada em várias espécies diferentes. Entre elas, estão os grandes e temidos tubarões-brancos, um dos maiores predadores do nosso planeta.

Animais possuem uma espécie de visão noturna

  • Segundo os cientistas, os olhos brilham para permitir que os animais tenham uma segunda chance de capturar a luz fraca.
  • Isso pode ser algo fundamental para caçar, por exemplo.
  • É como se estas espécies possuíssem uma visão noturna.
  • Mas nem tudo é positivo.
  • Essas características fazem como que a visão do tubarão-branco seja mais embaçada.
  • Já os gatos enxergam menos sob condições de luz forte.
  • As informações são do IFL Science.
Olhos dos tubarões-brancos também brilham (Imagem: Alessandro De Maddalena/Shutterstock)

Leia mais

Gatos e tubarões são exemplo de evolução convergente

Os cientistas explicam que os tubarões-brancos preferem caçar em ambientes escuros. Nestas condições, as presas têm menos probabilidade de vê-lo chegando. Já os predadores não enfrentam muitas dificuldades. Estima-se que eles tenham uma visão noturna 10 vezes melhor do que a dos humanos.

Nos tubarões, essa capacidade é explicada pela presença de cristais de guanina. Já nos gatos, estão presentes os cristais de riboflavina-zinco. Os dois atuam exatamente da mesma forma, permitindo enxergar melhor quando há menos luz, e fazendo com que os olhos dos animais brilhem.

Gatos contam com a presença de cristais de riboflavina-zinco nos olhos (Imagem: anto anto/Shutterstock)

Acredita-se que estas semelhanças sejam um exemplo de evolução convergente. Isso acontece quando dois grupos de animais distintos evoluem independentemente de forma parecida com o objetivo de resolver um problema. Neste caso, como viver melhor na escuridão.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.