Novidade vai brigar com grandes players do mercado (Imagem: gguy/ Shutterstock)
A Perplexity, empresa que atua com mecanismo de “resposta” de inteligência artificial (IA), está lançando seu próprio navegador, que promete brigar com Microsoft Edge e Google Chrome, por exemplo.
O Comet é abastecido com ferramentas de pesquisa de IA e o chatbot da Perplexity. Para o CEO da empresa, Aravind Srinivas, o Comet “transforma todas as sessões de navegação em interações únicas e perfeitas“.
O mecanismo por trás do Comet é o Chromium, projeto de código aberto apoiado pelo Google e que também está por trás de navegadores, como Chrome e Edge. Inclusive, a Perplexity chegou a se interessar em comprar o browser do Google caso a big tech seja mesmo forçada a vendê-lo.
Ainda em abril, Srinvas disse que a Perplexity estava para lançar o Comet, pois “pode ser a melhor maneira de construir agentes“. O navegador conta, além da integração de pesquisa, com um assistente de IA integrado. Ele é capaz de responder perguntas sobre o que está na tela, assim como vemos na interação entre Chrome e Gemini.
Esse assistente de IA encontra-se na barra lateral do Comet e não se limita a resumir ou explicar o texto da página em questão. Ele também realiza tarefas de agentes, como agendar reuniões, enviar e-mails e comprar produtos.
O CEO da Perplexity também mencionou que a startup planeja “continuar a lançar novos recursos e funcionalidades para o Comet”.
Leia mais:
A Perplexity deu mais um passo para desafiar o Google no campo das buscas e dos navegadores com o Comet.
Antes disso, o The Verge lembra que a startup tem acordo com a Motorola para fornecer o mecanismo de pesquisa para os novos smartphones Razr.
Ao portal, Srinvas afirmou, em abril, que isso só aconteceu, pois o Google não passou por um teste antitruste. “Eles teriam intimidado muitos dos OEMs [Original Equipment Manufacturer, ou Fabricante Original do Equipamento]”, comentou.
Por enquanto, o Perplexity Comet só está disponível para Windows e Mac. Ele permite importar extensões, configurações e marcadores de outros navegadores com “um clique”.
A Perplexity lançou, na sexta-feira (14) sua própria ferramenta de pesquisa aprofundada, chamada Deep Research, seguindo os passos de Google e OpenAI, que já haviam introduzido recursos semelhantes.
Leia a matéria completa aqui
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de julho de 2025 16:48