Por que este tipo de câncer tem aumentado em países ricos?

De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo trabalho, os casos da doença estão disparando entre os mais jovens
Alessandro Di Lorenzo09/07/2025 05h40, atualizada em 01/08/2025 19h02
ilustração digital de um câncer de pele se desenvolvendo no corpo
Ilustração do câncer se desenvolvendo no corpo (Reprodução: Ebrahim Lotfi/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo estudo revelou que os casos de câncer colorretal de início precoce estão aumentando em todo o mundo. Também conhecido como câncer de intestino, ele é um tumor maligno que se desenvolve no cólon ou reto, partes do intestino grosso.

O que mais chamou a atenção dos pesquisadores, no entanto, é que estas ocorrências têm crescido principalmente nos países mais ricos. Os resultados da análise foram descritos em pesquisa publicada na revista BJS.

Desenho de um intestino
Casos de câncer colorretal estão disparando entre os mais jovens (Imagem: mi_viri/Shutterstock)

Avanço da doença preocupa

  • De acordo com os cientistas, foi identificado um aumento significativo no número de casos da doença em 20 países europeus entre 2004 e 2016.
  • O crescimento foi de 7,9%, 4,9% e 1,6% para indivíduos de 20 a 29, 30 a 39 e 40 a 49 anos, respectivamente.
  • Neste sentido, uma análise recente dos Centros de Controle de Doenças dos EUA revelou um aumento de 185% entre pessoas entre 20 e 24 anos.
  • Além de um crescimento de 333% na incidência de câncer colorretal entre pessoas entre 15 e 19 anos.
  • Em função deste constante aumento, o tumor tornou-se a principal causa de morte relacionada ao câncer para homens com menos de 50 anos e a segunda principal causa para mulheres com menos de 50 anos nos Estados Unidos, por exemplo.

Leia mais

Imagem ilustrando um câncer no cólon
Diagnósticos atrasados são um problema (Imagem: iStock/peterschreiber.media)

Explicações para o aumento dos casos

Os pesquisadores explicam que os pacientes com câncer colorretal de início precoce geralmente apresentam atrasos no diagnóstico porque nem os médicos nem os pacientes suspeitam da doença. Isso faz com que a condição só seja identificada em estágios avançados.

Outro ponto pode ajudar a explicar o atual cenário. Embora as diretrizes oficiais para tumores de início precoce e médio sejam as mesmas, os cientistas destacam que os pacientes mais jovens têm necessidades específicas e que muitas vezes não são atendidas. Eles, por exemplo, podem ter menos capacidade financeira para pagar pelo tratamento.

obesidade
Obesidade é um fator de risco para doença (Imagem: VGstockstudio/Shutterstock)

Os cientistas ainda observam que os fatores de risco associados ao aumento do risco de câncer colorretal de início precoce incluem obesidade, tabagismo e uso excessivo de álcool. Todos eles são comuns nos países mais ricos do mundo.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ícone tagsTags: