NASA tem novo líder indicado por Donald Trump. Crédito: Nadezda Murmakova/Shutterstock
Após as polêmicas envolvendo Elon Musk e Donald Trump, inclusive com a retirada do nome de Jared Isaacman para chefiar a NASA devido à proximidade entre os empresários, a agência espacial finalmente tem um novo comandante. Pelo menos, provisoriamente. O responsável interino pelo órgão será Sean Duffy, atual secretário dos Transportes dos EUA.
O presidente vinha sendo pressionado para anunciar logo um novo nome para chefiar a entidade. No entanto, a escolha gerou surpresa.
Embora o Departamento dos Transportes dos EUA supervisionar a Administração Federal de Aviação (FAA) do país, que por sua vez é responsável pelo transporte espacial comercial e o controle de tráfego aéreo, Sean Duffy é bacharel em Marketing e advogado, o que significa que não tem formação científica. Apenas isso já torna essa indicação altamente incomum.
Historicamente, os administradores da NASA são ex-astronautas, burocratas de longa data da própria agência espacial, ex-congressistas ou então veteranos do Exército. Apesar de ter sido representante de Wisconsin no Congresso de 2011 a 2019 e promotor no mesmo estado por 10 anos, ele não tem experiência anterior na agência nem nas Forças Armadas, o que rompe com uma tradição estabelecida há décadas. Duffy também é conhecido por sua carreira como apresentador de TV.
Além disso, não é comum que o comandante da NASA divida funções. E é exatamente isso que acontecerá agora, já que o indicado de Trump continuará atuando como secretário de Transportes do país.
De acordo com a CNN, o anúncio não deixou clara a situação de Janet Petro, diretora do Centro Espacial Kennedy e chefe interina da NASA desde o início do segundo mandato de Trump. Ela, inclusive, segue listada como administradora provisória no site da agência até o momento da publicação desta matéria. A escolha de um novo chefe definitivo depende de indicação presidencial e aprovação do Senado, mas ainda não há prazo definido para a conclusão desse processo.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de agosto de 2025 19:02