Lua Cheia do interior da Bahia é destaque na NASA

Por Marcelo Zurita, editado por Lucas Soares 14/07/2025 21h56
lua-1920x1080.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma foto da Lua Cheia feita no interior da Bahia, mais precisamente na cidade de Conceição do Coité, foi eleita pela NASA como “Foto Astronômica do Dia” no último sábado (12). O registro foi feito pelo astrônomo amador Alexsandro Mota, que também mantém o canal de divulgação científica “Mistérios do Espaço” no Youtube. Na imagem, a Lua Cheia do dia 10 de julho aparece dourada, iluminando o céu e as nuvens em primeiro plano, criando uma paisagem celeste fabulosa.

Alexsandro conta que pratica a fotografia astronômica desde 2015, quando comprou uma câmera com a intenção de fotografar um eclipse lunar. Desde então, passou a usar o equipamento para registrar todos os fenômenos celestes, já tendo fotografado inúmeros eclipses solares e lunares, conjunções planetárias e cometas. Até mesmo o céu estrelado com a paisagem bucólica do interior da Bahia se torna um belo tema para as lentes do jovem Alexsandro, com apenas 25 anos. 

No último dia 10, com a Lua Cheia pintando o céu de dourado no horizonte, o baiano não perdeu tempo. Fez uma série de fotografias daquele momento e, utilizando uma técnica conhecida como HDR (High Dynamic Range), ele conseguiu esse registro incrível que chamou a atenção da agência espacial norte-americana. O HDR consiste em registrar o mesmo objeto ou paisagem com duas ou três exposições distintas, e unindo as fotografias em uma só imagem, aproveitando o melhor contraste de cada uma. Por isso, nesta foto é possível ver, ao mesmo tempo, os detalhes de sua superfície da Lua e as nuvens iluminadas por ela. 

“⁠Ver essa foto escolhida pela NASA é a mesma coisa que ser premiado. É o máximo para um astrofotógrafo. Eu tento há 8 anos e nunca havia conseguido. Minha vez chegou!” – conta Alexsandro.

[Reprodução: apod.nasa.gov ]

No site APOD, que há 30 anos divulga uma foto astronômica a cada dia, juntamente com a belíssima imagem registrada por Alexsandro, os astrônomos da NASA publicaram a seguinte explanação:

“Com o pôr do sol, uma brilhante Lua Cheia surgiu em 10 de julho. Sua luz dourada ilumina nuvens que flutuam pelos céus do hemisfério sul nesta imagem teleobjetiva bem composta de Conceição do Coité, Bahia, Brasil. A fase lunar mais brilhante é capturada aqui com uma exposição curta e longa. As duas exposições foram combinadas para revelar detalhes da superfície lunar sob a brilhante luz da Lua e uma sutil iridescência ao longo da paisagem de nuvens dramaticamente iluminada por trás. É claro que a Lua Cheia de julho é uma lua de inverno no hemisfério sul. Mas no norte ela é conhecida por alguns como a Lua do Trovão, provavelmente uma referência aos sons do clima tipicamente tempestuoso deste mês de verão no hemisfério norte.”

Marcelo Zurita
Colunista

Pres. Associação Paraibana de Astronomia; membro da Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – e coordenador regional do Asteroid Day Brasil

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: