Ataque realizado inteiramente por robôs captura soldados russos, diz Ucrânia

Não foi informado o número de militares russos capturados no que seria o primeiro ataque bem-sucedido do tipo em uma guerra moderna
Alessandro Di Lorenzo14/07/2025 14h32
robo-militar-1-1920x1080.png
Imagem feita com inteligência Artificial. Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/DALL-E
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A guerra entre Rússia e Ucrânia tem sido marcada pelo uso de dispositivos modernos que estão mudando a forma como os conflitos militares são travados. Um dos exemplos disso é ampla utilização de drones de combate.

No entanto, os robôs também têm tido participação importante nos campos de batalha. De acordo com as autoridades ucranianas, tropas russas teriam sido capturadas em uma operação realizada apenas com robôs terrestres e drones aéreos.

Robô militar utilizado pelo exército da Ucrânia na operação (Imagem: reprodução/Centro Militar Ucraniano)

Soldados russos foram escoltados remotamente por drones

O ataque ocorreu na região de Kharkiv, no leste da Ucrânia. Ainda segundo Kiev, a operação foi realizada a partir de uma combinação de drones kamikaze e complexos robóticos terrestres (GRCs). O objetivo era penetrar e neutralizar posições russas fortificadas, evitando a perda de militares humanos.

A ofensiva começou com um robô terrestre kamikaze mirando em um bunker defensivo do inimigo. A explosão destruiu a defesa russa, levando os soldados de Moscou a se renderem quando um outro robô ucraniano se aproximou da posição. Os militares capturados foram escoltados remotamente de volta às linhas ucranianas por drones.

drone
Guerra entre Rússia e Ucrânia está sendo marcada pela ampla utilização de drones (Imagem: Diy13/iStock)

De acordo com a 3ª Brigada de Assalto Separada de elite da Ucrânia, responsável pela operação, “este é o primeiro ataque bem-sucedido confirmado na guerra moderna conduzido exclusivamente por plataformas não tripuladas”. As informações são do portal Interesting Engineering.

Leia mais

Bandeiras da Rússia e da Ucrânia sobre mapa
Guerra entre ucranianos e russos começou no início de 2022 (Imagem: evan_huang/Shutterstock)

Ataques não tripulados podem mudar a forma como as guerras são travadas

  • As autoridades da Ucrânia ainda afirmaram que nenhum soldado do país esteve no local durante o ataque.
  • No entanto, não foi informado o número de militares russos capturados na ação.
  • O governo da Rússia, por sua vez, não confirmou ter perdido tropas e nem mesmo a suposta utilização de robôs na ofensiva.
  • Se o caso for realmente verdade, este ataque não tripulado pode representar uma mudança importante no cenário das guerras.
  • Cada vez mais dispositivos autônomos devem ocupar o lugar de soldados humanos nos campos de batalha.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.