Avião espacial supersônico da NASA é testado em túnel de vento

A aeronave X-59 da NASA promete ultrapassar a velocidade do som sem emitir “estrondo sônico”; tecnologia poderá servir para voos comerciais
Por Samuel Amaral, editado por Lucas Soares 16/07/2025 16h32
Aeronave X-59, desenvolvida pela NASA em parceria com a Lockheed Martin, promete ser mais silenciosa
Aeronave X-59, desenvolvida pela NASA em parceria com a Lockheed Martin, promete ser mais silenciosa. (Imagem: Lockheed Martin / Michael Jackson)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cientistas da NASA e da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) testaram um modelo experimental da aeronave supersônica X-59. A equipe colocou o protótipo em um túnel de ventos ultrarrápidos em um laboratório em Chofu, no Japão, para testar o barulho emitido pela nave.

A X-59 foi projetada para voar mais rápido que a velocidade do som sem causar um grande estouro sônico — fenômeno comum em naves que quebram a barreira do som. Ao invés de uma grande explosão, o avião deverá fazer um barulho de “murro”, causando menos incomodo para as pessoas que estão no solo.

Cientistas usaram um modelo em miniatura da X-59 para realizar os testes.
Cientistas usaram um modelo em miniatura da X-59 para realizar os testes. (Imagem: JAXA)

Pesquisadores tiveram que diminuir a aeronave

O modelo oficial da X-59 tem 30,3 metros de comprimento e uma envergadura (a distância entre a ponta das asas) de 9 metros. Porém, o túnel de vento só tem 3 metros de comprimento por 3 de largura.

Para viabilizar os testes, a equipe construiu um protótipo em escala reduzida, com apenas 1,62% do tamanho original. A versão em miniatura da aeronave mede 48 centímetros de comprimento.

Os pesquisadores submeteram esse pequeno aeromodelo a ventos supersônicos em velocidade de Mach 1,4 – cerca de 1.500 km/h. Essas condições simularam a velocidade planejada para o X-59 oficial. Os testes permitiram que a NASA coletasse dados para comparar os resultados reais com os adquiridos em modelos de computador, usados para entender como a ar flui pela aeronave.

O modelo em tamanho real da aeronave supersônica está sendo construído em Palmdale, California.
O modelo em tamanho real da aeronave supersônica está sendo construído em Palmdale, California. (Imagem: Lockheed Martin Corporation/Garry Tice)

Leia mais:

NASA pretende desenvolver aeronave supersônica silenciosa

Este experimento marca a terceira rodada de testes do modelo X-59 em túneis de vento. A aeronave faz parte da missão Quesst, da NASA, que busca desenvolver tecnologia para voos supersônicos com impacto sonoro mínimo, eliminando os estrondos típicos desse tipo de velocidade.

Os equipamentos estão sendo produzidos em parceria com a multinacional Lockheed Martin, empresa que desenvolve produtos para as indústrias aeroespacial e de defesa.

Ao final da missão, a NASA pretende fornecer tecnologia para aviões supersônicos mais silenciosos capazes de serem operados comercialmente, sem causar perturbações às pessoas abaixo do avião. A aeronave X-59 está em fase final de testes e seu primeiro voo está previsto ainda para este ano.

Samuel Amaral
Redator(a)

Samuel Amaral é jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP) e estagiário de Ciência e Espaço no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.