Celular lento? Descubra 5 apps que podem estar causando isso – e como resolver!

Entre os aplicativos que podem resultam em um celular mais lento, estão os ligados às redes sociais, Spotify e Google Maps
Por Ramana Rech, editado por Layse Ventura 16/07/2025 00h05, atualizada em 04/08/2025 19h26
Ícones dos aplicativos do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, redes sociais da Meta, em tela inicial de um iPhone colocado sobre teclado de notebook
(Imagem: miss.cabul/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Alguns aplicativos como os de redes sociais, jogos e até o Google Maps podem demandar demais do celular e acabar tornando o dispositivo mais lento, seja por consumir muitos, dados, armazenamento ou performance de CPU.

Se você está percebendo que o seu celular está mais lento do que o habitual, vale a pena verificar se o problema está em um destes aplicativos – antes de trocar de celular. +

5 aplicativos que deixam o celular mais lento

Redes sociais

Aplicativos de redes sociais como Facebook, Messenger, Instagram e TikTok não apenas ocupam muito do armazenamento interno, como também demandam mais do CPU e consomem muitos dados, segundo artigo publicado em Slash Gear.

Esses aplicativos se atualizam com frequência com base na preferência do usuário, além de estarem o tempo todo enviando notificações. Além disso, muitos deles são baseados em vídeo, o que deixa o celular mais lento. Uma alternativa para fugir disso é optar por instalar a versão lite dos apps de redes sociais.

Google Maps

imagem mostra a logomarca do google maps em um celular android
Google Maps em um celular (Reprodução: Primakov/Shutterstock)

O aplicativo demanda muitos dados, o que pode acarretar um celular mais lento e uma bateria com duração mais curta, principalmente, durante os momentos de navegação. O aplicativo conta com uma versão mais leve, o Google Maps Go para os dispositivos Android.

Google fotos

Muitas vezes, o aplicativo sobrecarrega os smartphones em razão da forma com que é utilizado pelo próprio usuário na hora de guardar infinitos registros. Para resolver isso, o Google passou a oferecer a opção de estabelecer um limite diário para o uso de dados pelo app. Quem mesmo assim deseja fazer o backup de todas as fotos sem que o celular fique mais lento, pode tentar reduzir a qualidade das imagens.

Leia também:

Jogos

Assim como as redes sociais, alguns jogos para smartphone requerem bastante espaço no aparelho, uma vez que têm diversos elementos gráficos. Alguns exemplos de apps de jogos que podem deixar o celular mais lento são “Genshin Impact”, “Asphalt 9: Legends” e “Hearthstone”. Em alguns casos, a demanda desses aplicativos pode ser tão alta que prejudica a performance do jogo.

Spotify

(Imagem: Taner Muhlis Karaguzel / Shutterstock.com)

Um dos grandes vilões para uso de armazenamento interno no caso do Spotify é o download de músicas offline. O app consome bastante espaço dos celulares pela forma em que foi desenvolvido, o que os deixa mais lentos. Uma maneira de mitigar isso é pelo modo Data Saver, que, em contrapartida, reduz a qualidade dos áudios.

Ramana Rech
Colaboração para o Olhar Digital

Ramana Rech é jornalista formada pela ECA-USP. Participou do Curso Estadão de Jornalismo Econômico e tem passagem pela Editora Globo e Rádio CNN.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.