Qual é o animal que mais causa mortes no planeta?

Apesar de uma tendência a pensarmos em animais ferozes e grandes, a resposta para a questão pode surpreender
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 17/07/2025 07h02
animais selvagens
Imagem: zef art/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Embora tubarões, ursos e cobras sejam frequentemente vistos como grandes ameaças, os verdadeiros campeões de letalidade no reino animal são muito menores: os mosquitos, como explica o IFL Science.

Ao contrário de predadores temidos, que causam relativamente poucas mortes — tubarões matam cerca de 10 pessoas por ano, ursos uma, e cobras cerca de 140 mil — os mosquitos são responsáveis por mais de 1 milhão de mortes anuais, segundo a Associação Americana de Controle de Mosquitos.

Algumas estimativas elevam esse número para até 3 milhões. A razão? Esses insetos são vetores de doenças graves.

mosquito
Mosquitos são os maiores causadores de mortes no mundo, superando predadores temidos – Imagem: mycteria/Shutterstock

Doenças perigosas que os mosquitos transmitem

  • A malária, causada pelo parasita Plasmodium transmitido por fêmeas do gênero Anopheles, é a mais letal, com cerca de 600 mil mortes por ano, afetando especialmente crianças pequenas e grávidas em regiões tropicais.
  • Além da malária, os mosquitos transmitem dengue, vírus do Nilo Ocidental, febre amarela e chikungunya, entre outras doenças.
  • Embora algumas dessas enfermidades tenham menor taxa de mortalidade, ainda causam grande sofrimento e impactos sociais e econômicos significativos.

Leia mais:

Mosquito que transmite malária picando uma pessoa
Doenças como malária e dengue tornam o mosquito o mais perigoso dos animais (Imagem: ArtsyBee/Pixabay)

Mudanças climáticas aumentam riscos

Com as mudanças climáticas, o alcance desses vetores está se expandindo, tornando a ameaça global ainda mais preocupante. A malária, por exemplo, já aparece de forma esporádica em países como os EUA e a França.

Apesar de iniciativas eficazes de controle e prevenção — como mosquiteiros, vacinas e inseticidas — o combate ao mosquito continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública do mundo. Por seu impacto devastador, esse minúsculo inseto é, de fato, o animal mais mortal do planeta.

Apesar dos avanços na prevenção, o mosquito continua a matar mais de 1 milhão por ano – Imagem: Vinicius R. Souza/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.