Amazon anuncia demissões na divisão de computação em nuvem

Cortes na AWS fazem parte de reestruturação em meio a investimentos crescentes em inteligência artificial
Leandro Costa Criscuolo17/07/2025 16h18
aws-1920x1080
Imagem: Yu Chun Christopher Wong/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon está realizando cortes em sua divisão de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS), como parte de uma reestruturação impulsionada pelos crescentes investimentos em inteligência artificial. As informações são exclusivas da Reuters.

A medida segue uma tendência no setor de tecnologia, que tem enfrentado pressões para reduzir custos enquanto investe pesadamente em novas tecnologias.

amazon
Empresa confirma demissões em várias equipes, mas não informa número total de vagas afetadas (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Centenas de funcionários desligados

  • As demissões afetam várias equipes da AWS, segundo confirmou o porta-voz da empresa, Brad Glasser, nesta quinta-feira.
  • “Após uma revisão completa de nossa organização e prioridades, tomamos a difícil decisão de eliminar algumas funções específicas”, afirmou, ressaltando que a Amazon está comprometida em apoiar os funcionários afetados.
  • Embora a empresa não tenha divulgado o número exato de cortes, fontes ouvidas pela Reuters indicam que centenas de cargos devem ser eliminados.

Leia mais:

Amazon Web Services - AWS
Divisão de computação em nuvem sofrerá cortes em várias equipes (Imagem: Michael Vi/Shutterstock)

Troca de empregos por IA vai virando tendência

O CEO da Amazon, Andy Jassy, já havia sinalizado, em junho, que a força de trabalho da empresa deve encolher nos próximos anos à medida que a inteligência artificial passe a assumir mais funções operacionais.

A Amazon se junta a outras gigantes da tecnologia, como a Microsoft, que neste mês anunciou a demissão de cerca de 9 mil funcionários, em sua segunda rodada de cortes de 2024, também motivada por ajustes relacionados à IA.

Com 1,56 milhão de funcionários em todo o mundo, a Amazon é a segunda maior empregadora privada dos Estados Unidos, atrás apenas do Walmart. Mais de 350 mil desses trabalhadores atuam em cargos corporativos, incluindo a divisão AWS.

Reestruturação ocorre após CEO indicar que inteligência artificial substituirá parte da força de trabalho nos próximos anos (Imagem: Tada Images/Shutterstock)


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.