Presidente da Samsung é absolvido em julgamento sobre fraude

Lee Joe-yong tinha sido acusado de fraude contábil e manipulações de ações para facilitar a fusão de duas afiliadas da Samsung em 2015
Pedro Spadoni17/07/2025 09h29
Estande da Samsung em neon
(Imagem: RYO Alexandre/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Suprema Corte da Coreia do Sul confirmou a absolvição do presidente executivo da Samsung Electronics, Lee Joe-yong, nesta quinta-feira (17). Ele tinha sido acusado de fraude contábil e manipulações de ações para facilitar a fusão de duas afiliadas da Samsung em 2015.

A fusão, de US$ 8 bilhões (aproximadamente R$ 44,5 bilhões na cotação atual), era entre a Cheil Industries e a Samsung C&T. A primeira era uma empresa têxtil, enquanto a segunda era a companhia responsável pela construção.

Promotores sul-coreanos alegaram que Joe-yong pretendia fortalecer o seu controle sobre a Samsung. As informações são da agência de notícias Reuters.

Corte concluiu que não havia provas suficientes para sustentar acusações contra presidente da Samsung

A absolvição do presidente da Samsung tinha sido decidida por um tribunal distrital de Seul. No fim, a Suprema Corte concluiu que não havia provas suficientes para sustentar as acusações. Isso encerrou um processo que se arrastava desde 2020.

Estande da Samsung em um evento
Com absolvição, Lee Joe-yong fica livre para liderar a Samsung na corrida global por chips avançados de IA (Imagem: RYO Alexandre/Shutterstock)

O caso começou com a acusação de que a Samsung Biologics, afiliada da Cheil, teria inflado o valor de suas ações para facilitar a fusão com ela. Contudo, o tribunal entendeu que as ações da empresa refletiam práticas típicas do mercado.

  • Jae-yong sempre negou qualquer intenção de enganar investidores, alegando que nunca buscou ganho pessoal com as decisões tomadas.

Com a decisão, o executivo fica livre para liderar a Samsung na corrida global por chips avançados de inteligência artificial (IA). A conclusão do caso é positiva para a empresa porque “elimina uma camada de incerteza jurídica”, disse Ryu Young-ho, analista da NH Investment & Securities, à Reuters.

Ainda não está claro o grau de envolvimento direto de Joe-yong nas decisões da companhia. Mas o especialistas acredita que uma participação mais ativa do executivo pode “permitir que a administração se concentre mais em iniciativas de longo prazo do que em resultados de curto prazo”. A ver.

Leia mais:

Dobrável trifold da Samsung deve ser lançado até o fim do ano

Apesar da ausência de qualquer menção oficial durante o mais recente evento Galaxy Unpacked, a Samsung confirmou que pretende lançar um smartphone trifold ainda em 2025. O modelo foi mencionado por executivos da empresa após a apresentação dos novos Z Fold 7, Z Flip 7 e da linha Watch 8.

Executivo da Samsung durante Galaxy Unpacked
O smartphone trifold da Samsung não foi lançado no Galaxy Unpacked, mas deve chegar ainda em 2025 (Imagem: Samsung)

A declaração partiu de TM Roh, chefe da divisão de dispositivos da Samsung, que afirmou ao jornal The Korea Times que o produto está em fase final de desenvolvimento. “Espero que possamos lançar o trifold ainda neste ano”, disse. Embora rumores apontem que o aparelho possa se chamar Galaxy G Fold, Roh destacou que o nome oficial ainda não foi definido.

Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.