Esmeralda de quase 100 kg encontrada na Bahia será leiloada; saiba o valor

A pedra preciosa apresenta uma abundância de cristais hexagonais do tipo esmeralda, em grande parte bem preservados
Alessandro Di Lorenzo21/07/2025 15h49
esmeralda-1-1920x1080
Imagem: reprodução/Bid Leilão
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma pedra preciosa encontrada na Serra da Carnaíba, no semiárido baiano, vem despertando a atenção de colecionadores. Agora, ela poderá ser adquirida em evento que será realizado no próximo mês pela empresa Bid Leilão.

Trata-se de uma objeto de 92,5 kg e que apresenta uma abundância de cristais hexagonais do tipo esmeralda, em grande parte bem preservados. Ela mede 68 cm x 43 cm x 40 cm e deve ser arrematada por uma grande quantia.

Esmeralda é conhecida como “Pequena Notável”

De acordo com a empresa, a pedra preciosa foi localizada na região da Serra da Carnaíba, na Bahia, mas não teve a cidade de origem especificada. Ela foi descrita como um exemplar impressionante, que deve ser alojado em um museu, sede corporativa ou coleção particular decorrente da sua magnitude, importância e beleza.

Esmeralda foi encontrada na Bahia (Imagem: reprodução/Bid Leilão)

O objeto foi comprado pela Bid Leilão de um empresário carioca do setor de metalurgia, colecionador e investidor de ativos minerais, em agosto de 2024. Quase um ano após a aquisição, o material será vendido em um leilão.

Chamada de “Pequena Notável”, ela ganhou esse nome em homenagem a Carmen Miranda, que tinha este apelido devido a sua baixa estatura. Assim como a artista, a pedra é pequena, mas tem abundância de cristais do tipo esmeralda.

Leia mais

Pedra pesa quase 100 quilos (Imagem: reprodução/Bid Leilão)

Pedra está em seu estado natural

  • O leilão vai acontecer no dia 8 de agosto, de forma online.
  • O lance inicial é de R$ 100 milhões.
  • A pedra não está lapidada, ou seja, está em seu estado natural, como foi achada na mina.
  • Isso significa que ela precisará passar pelo procedimento de lapidação caso haja interesse em transformar a pedra preciosa em joias, como colares e anéis.
  • É possível conferir a esmeralda e fazer propostas através do site da empresa responsável pelo leilão.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.