ChatGPT já recebe mais de 2,5 bilhões de comandos por dia

ChatGPT já processa mais de 2,5 bilhões de comandos por dia. Crescimento pressiona Google e inclui planos para lançar navegador próprio
Ana Luiza Figueiredo21/07/2025 16h50, atualizada em 21/07/2025 21h32
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial (IA) da OpenAI, atingiu a marca de 2,5 bilhões de comandos processados diariamente, segundo informações obtidas pelo site Axios. O dado representa uma média anual de mais de 912 bilhões de interações com o chatbot por ano.

Entre os usuários, 330 milhões de prompts diários vêm dos Estados Unidos, o que evidencia o peso do mercado norte-americano para a empresa. Apesar de ainda estar atrás da busca do Google (que processa cerca de 5 trilhões de buscas anuais), o crescimento acelerado do ChatGPT mostra que ele já representa um novo ponto de atenção para a gigante das buscas.

chatgpt
O ChatGPT apresenta média anual de mais de 900 bilhões de interações (Imagem: Bangla press / Shutterstock.com)

ChatGPT tem crescimento acelerado em poucos meses

Em um intervalo de poucos meses, a base semanal de usuários do ChatGPT deu um salto expressivo: passou de 300 milhões em dezembro para mais de 500 milhões em março. Esse avanço reforça o impacto crescente da ferramenta no cotidiano digital e sua popularização em diferentes contextos de uso, seja para produtividade, programação ou atividades escolares.

A OpenAI ainda não se pronunciou oficialmente sobre os números, apesar do contato feito pelo site The Verge para comentar os dados divulgados.

chatgpt
Base de usuários do ChatGPT cresce em um ritmo acelerado (Imagem: Rokas Tenys / Shutterstock.com)

Leia mais:

Novas frentes contra o Google

Além do volume crescente de interações, a OpenAI também prepara novas frentes de atuação. Um navegador web com IA integrada pode estar prestes a ser lançado, conforme indicam informações reveladas pela agência Reuters no início deste mês. A expectativa é que o produto dispute diretamente com o Google Chrome, principal navegador do mercado atualmente.

A OpenAI está iniciando uma concorrência contra o Google (Imagem: Ascannio / Shutterstock.com)

Outro movimento recente da OpenAI nesse sentido foi o lançamento do agente do ChatGPT, ferramenta que permite ao chatbot executar tarefas no computador do usuário de forma autônoma. A novidade aponta para uma estratégia mais ampla da empresa, com foco em expandir a atuação da IA para além da conversa em texto, aproximando-se cada vez mais do uso cotidiano e funcional da tecnologia.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Ícone tagsTags: