Confira a Olhar Digital News na íntegra (21/07/2025)

A estrela Betelgeuse não está sozinha! Astrônomos descobriram que ela tem uma companheira no espaço
Vitoria Lopes Gomez21/07/2025 21h36, atualizada em 21/07/2025 22h10
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Veja os destaques do Olhar Digital News desta segunda-feira (21):

Carros elétricos ou a hidrogênio? Estudo diz qual solução é melhor

Há alguns anos, existia uma dúvida sobre qual a alternativa mais limpa para substituir os carros tradicionais: os elétricos ou os veículos com célula de hidrogênio? Hoje, os elétricos venceram essa corrida, já que apenas poucas montadoras investem no hidrogênio. E a aposta da maioria se mostrou mais acertada, de acordo com um novo estudo do Conselho Internacional de Transporte Limpo.

NASA observa planeta que está literalmente encolhendo

Astrônomos observaram, com ajuda do observatório espacial Chandra, da NASA, um exoplaneta de tamanho semelhante ao de Júpiter que está literalmente encolhendo. Batizado de TOI 1227 b, ele está sendo bombardeado por radiação de alta energia, o que está causando a perda acelerada de sua atmosfera.

A Terra vai girar mais rápido amanhã e pode gerar um “segundo bissexto”

É melhor segurar firme: nesta terça-feira, a Terra vai girar mais rápido. O planeta vai realizar uma rotação completa em 1,34 milissegundos a menos que o tempo normal, resultando em um dos dias mais curtos já registrados por aqui. Pelo menos num passado recente.

Coreia do Sul quer ter base na Lua – e rápido

A Coreia do Sul quer construir uma base na Lua até 2045, segundo o Korea Times. O jornal cita um plano de exploração de longo prazo apresentado pela Administração Aeroespacial da Coreia, que inclui o desenvolvimento de tecnologia própria para pouso e movimentação no astro, além de extração e exploração de recursos lunares.

Estrela Betelgeuse: fim de um mistério milenar!

A estrela Betelgeuse é famosa pelo brilho de intensidade variável, passando por ciclos de luminosidade extrema e outros com quedas bastante incomuns em sua visibilidade. Agora, astrônomos descobriram o que causa essas variações: a estrela não está sozinha.

O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.