Tumba pré-romana intacta é descoberta na Itália

No local, foram encontrados 100 artefatos, incluindo cerâmicas, armas, ornamentos de bronze e até acessórios de cabelo
Alessandro Di Lorenzo22/07/2025 11h12
tumba-1-1920x1080
Imagem: Projeto Internacional de Pesquisa Arqueológica de San Giuliano
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores do Projeto Internacional de Pesquisa Arqueológica de San Giuliano (SGARP) localizaram uma rara tumba feita pelos etruscos, uma civilização que antecedeu os romanos. A estrutura foi desenterrada na região central da Itália.

Segundo a equipe, a descoberta pode oferecer informações valiosas sobre as práticas funerárias deste povo antigo. No local, foram encontrados 100 artefatos, incluindo cerâmicas, armas, ornamentos de bronze e até acessórios de cabelo.

Objetos foram deixados ao redor de corpos

  • A tumba foi esculpida em pedra na forma de uma pequena casa e data do século VII a.C.
  • Ela contém os restos mortais de quatro indivíduos.
  • Os corpos estão cercados por diversos artefatos.
  • Embora outras estruturas etruscas já tenham sido escavadas na área, nenhuma apresenta o grau de conservação desta.
  • Por conta disso, a equipe acredita que é uma oportunidade única para estudar as crenças e tradições funerárias desta fascinante cultura pré-romana.
  • As informações são do portal Live Science.
Objetos podem oferecer informações valiosas sobre as práticas funerárias deste povo antigo (Imagem: Projeto Internacional de Pesquisa Arqueológica de San Giuliano)

Leia mais

Construção nunca foi saqueada

A civilização etrusca habitou a região da Itália central nos séculos anteriores aos romanos, atingindo o auge por volta do século VI a.C. Após diversas guerras, a Etrúria foi oficialmente dominada por Roma no primeiro século a.C.

Os arqueólogos descobriram a tumba selada na antiga cidade etrusca de San Giuliano, que fica a cerca de 70 quilômetros da capital italiana. Os pesquisadores já documentaram mais de 600 tumbas na região desde o início do projeto em 2016, mas a construção descoberta recentemente é a única que não foi saqueada.

Etruscos acabaram sendo dominados pelos romanos (Imagem: Stasia04/Shutterstock)

Dados preliminares sugerem que os indivíduos enterrados ali são dois homens e duas mulheres, mas uma análise mais aprofundada dos restos mortais pode fornecer informações adicionais sobre estas pessoas. A equipe também quer estudar os artefatos encontrados no local para descobrir mais sobre os etruscos.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ícone tagsTags: