Instagram começa a testar ‘anúncios obrigatórios’ nos EUA

De acordo com o porta-voz da empresa, Matthew Tye, objetivo é experimentar "formatos que possam gerar valor para os anunciantes".
Por Bob Furuya, editado por Pedro Spadoni 22/07/2025 12h51, atualizada em 24/07/2025 15h27
instagram
Imagem: Luiza Kamalova/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Usuários do Instagram nos EUA estão ameaçando desinstalar o Instagram por causa de uma nova abordagem comercial da Meta. A empresa começou a testar o uso de anúncios obrigatórios entre as postagens.

Essa estratégia não é nova no mercado. Se você joga algum game mobile já deve ter se deparado com ela. Consiste em obrigar o usuário a assistir um conteúdo publicitário antes de continuar jogando – ou antes de ganhar algum benefício.

Leia mais

Hoje, o Instagram já trabalha com diversos anúncios, mas nenhum deles é “obrigatório”. Ou seja, se você quiser, basta passar o dedo para o lado para pular a publicidade.

No novo formato, isso não será mais possível. No entanto, trata-se de uma funcionalidade específica para a Europa, segundo comunicado publicado pela Meta. E não há previsão de que chegue ao Brasil, informou a assessoria da big tech ao Olhar Digital.

Insatisfação geral

  • As reclamações começaram a pipocar nas últimas semanas – e em várias redes sociais.
  • Segundo os relatos, esse intervalo comercial forçado aparece após um certo tempo de rolagem.
  • O porta-voz do Instagram, Matthew Tye, confirmou a realização desses testes ao site The Verge.
  • Segundo ele, “estamos sempre testando formatos que possam gerar valor para os anunciantes”.
  • O problema é que o público parece estar recebendo bem mal essa novidade.
  • Um dos editores do The Verge, por exemplo, ameaçou recentemente desinstalar o app.
  • Vale destacar que a Meta ainda não decidiu se vai mesmo aplicar a mudança.
  • Por ora, são apenas testes – e os usuários nos EUA estão torcendo para que a empresa recue dessa intenção.

Outros testes

Como mostramos aqui no Olhar Digital, essa não é a única experiência que a Meta conduz atualmente no Instagram. A big tech também está testando a rolagem automática dos Reels.

A novidade elimina a necessidade de deslizar o dedo na tela para assistir ao próximo clipe. Com a funcionalidade ativada, a própria plataforma avança para o vídeo seguinte, criando uma experiência contínua de consumo.

Logo da Meta em um smartphone
A Meta, ou o antigo Facebook, é a controladora de diversas plataformas, como o Instagram e o WhastApp – Imagem: miss.cabul/Shutterstock

A proposta pode parecer conveniente, especialmente para quem costuma usar o app enquanto realiza outras atividades, como comer ou relaxar. Para especialistas, no entanto, esse tipo de atualização pode aumentar o vício e o uso prolongado da plataforma.

Você pode ler mais sobre esse assunto neste outro texto do Olhar Digital.

As informações são do The Verge.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.