Alphabet tem lucros além do esperado, mas espera gastar mais

Após os resultados e o fim do pregão normal, houve ligeira queda nas ações da empresa
Rodrigo Mozelli23/07/2025 18h27, atualizada em 23/07/2025 21h21
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Nesta quarta-feira (23), a Alphabet (controladora do Google) divulgou seus resultados financeiros do segundo trimestre deste ano.

Enquanto os números foram melhores do que o esperado, os investimentos de capital da companhia devem subir para US$ 10 bilhões (R$ 55,19 bilhões, na conversão direta) em 2025.

Após os resultados e o fim do pregão normal, houve ligeira queda nas ações da Alphabet.

Logo do Google AI
Negócios em nuvem da companhia ajudaram nos lucros (Imagem: JRdes/Shutterstock)

Detalhes dos resultados da Alphabet

  • As receitas da controladora do Google chegaram a US$ 96,43 bilhões (R$ 532,28 bilhões) ante estimativa inicial de US$ 94 bilhões (R$ 518,87 bilhões);
  • O lucro por ação foi de US$ 2,31 (R$ 12,75) ante previsão de US$ 2,18 (R$ 12,03);
  • Já a receita de publicidade no YouTube foi de US$ 9,8 bilhões (R$ 54,09 bilhões), em contraste com a expectativa de US$ 9,56 bilhões (R$ 52,77 bilhões);
  • O Google Cloud teve receita de US$ 13,62 bilhões (R$ 75,18 bilhões), ante US$ 13,11 bilhões (R$ 72,36 bilhões) previstos;
  • Os custos de aquisição de tráfego (TAC, na sigla em inglês) ficaram em US$ 14,71 bilhões (R$ 81,19 bilhões), contra estimativas de US$ 14,18 bilhões (R$ 78,27 bilhões);
  • Ainda, a receita total da Alphabet cresceu 14% no ano, enquanto era previsto um percentual de 10%;
  • Enquanto isso, seu lucro líquido aumentou para US$ 28,20 bilhões (R$ 155,66 bilhões), representando aumento e 20% ante o ano passado.

As estimativas são de analistas consultados pela LSEG.

O que também cresceu no segundo trimestre foram as unidades de busca e publicidade, mesmo com a IA em franca ascensão.

Enquanto a unidade de busca obteve US$ 54,19 bilhões (R$ 299,12 bilhões), a receita de publicidade subiu para US$ 71,34 bilhões (R$ 393,78 bilhões), ou seja, aumento de 10,4% ante 2024, quando a quantia foi de US$ 64,61 bilhões (R$ 356,64 bilhões).

Já o segmento “Outras Apostas”, que inclui a unidade de carros autônomos Waymo e a unidade de ciências da vida Verily, obteve US$ 373 milhões (R$ 2,05 bilhões), enquanto, no ano passado, era de US$ 365 milhões (R$ 2,01 bilhões). Contudo, o mesmo setor registrou perda de US$ 1,25 bilhão (R$ 6,89 bilhões), ante US$ 1,13 bilhão (R$ 6,23 bilhões) de 2024.

Quanto ao número de usuários de suas plataformas, a Alphabet diz que o AI Overviews (que cria um resumo de inteligência artificial [IA] para a busca de um usuário no Google) chegou a mais de dois bilhões de usuários em mais de 200 países e territórios, mais do que no trimestre anterior (1,5 bilhão).

Já o app do Gemini chegou a 450 milhões de usuários ativos. Ambas as informações são do CEO da empresa, Sundar Pichai.

Sundar Pichai com o logo do Google no fundo
CEO da empresa esteve presente na teleconferência de resultados (Imagem: photosince/Shutterstock)

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Receitas mais gordas; gastos também

Os gastos da Alphabet também vão aumentar este ano, especialmente com IA.

Em fevereiro, a expectativa de gastos da empresa era de US$ 75 bilhões (R$ 413,99 bilhões), conforme expande sua tecnologia de IA, algo acima do esperado por Wall Street na época: US$ 58,84 bilhões (R$ 324,79 bilhões).

Contudo, nesta quarta-feira (23), no anúncio de divulgação de resultados, a Alphabet aumentou o valor para US$ 85 bilhões (R$ 469,19 bilhões). A companhia informou que fez o ajuste dada a “forte e crescente demanda por nossos produtos e serviços em nuvem”.

As despesas operacionais totais subiram em 20%, indo para US$ 26,1 bilhões (R$ 14,40 bilhões), segundo Anat Ashkenazi, chefe de finanças da Alphabet. O grande estimulador foi uma cobrança de US$ 1,4 bilhão (R$ 7,72 bilhões) acerca de um acordo, segundo Ashkenazi.

A CNBC sugere que a dívida citada pode ser em cima do acordo firmado em maio e anunciado pelo procurador-geral do Texas, Ken Paxton, no valor de US$ 1,37 bilhão (R$ 7,56 bilhões), com o Google, relacionado ao processo de direitos de privacidade de dados contra a companhia, protocolado em 2022.

Durante a teleconferência de resultados desta quarta-feira (23), Ashkenazi confirmou o aumento de gastos também em 2026. Ele também informou que a receita do terceiro trimestre da Alphabet pode “balançar” por várias razões, como o impacto negativo para a publicidade por “fortes gastos em eleições nos EUA”, particularmente no YouTube.

Logo do AI Overviews em um smartphone
AI Overviews chegou à casa das centenas de bilhões de usuários (Imagem: Marco Lazzarini/Shutterstock)

Preocupação dos investidores

À Reuters, investidores, como Dave Wagner, gerente de portfólio da Aptus Capital Advisors, ficaram surpresos com o aumento de gastos planejado pela Alphabet.

“Eu não acho que ninguém estava esperando uma mudança para esse guia capex 2025. O Google teve um trimestre incrível. Foi uma batida fácil e foi apenas compensado por esse aumento de US$ 10 bilhões [R$ 55,17 bilhões] no capex”, disse.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.