Número de brasileiros com TV por assinatura é o menor desde 2016

Pesquisa do IBGE revelou que os brasileiros estão perdendo o interesse pela TV por assinatura e migrando para os serviços de streaming
Alessandro Di Lorenzo24/07/2025 15h40
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Imagem: Tomas Urbelionis/Shutterstock
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A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela uma mudança de comportamento dos brasileiros. Cada vez mais pessoas estão substituindo a TV por assinatura pelo streaming.

O levantamento, feito no último trimestre de 2024, identificou o menor número de domicílios com serviço de televisão paga desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2016. Neste período, o número de usuários caiu de 22,2 milhões para 18,3 milhões.

Controle na frente de aparelho de TV Box em móvel numa sala
Número de brasileiros com TV por assinatura caiu de 22,2 milhões para 18,3 milhões (Imagem: Ultraskrip/Shutterstock)

Avanço do streaming

  • Segundo o IBGE, em 2016, 33,9% dos brasileiros pagavam para assistir TV.
  • No ano passado, no entanto, esse número caiu para 24,3%.
  • Por outro lado, dos 75,2 milhões de lares com aparelho de televisão no país, 43,4% têm algum serviço de streaming.
  • Isso totaliza 32,7 milhões de pessoas.
  • Os pesquisadores ainda identificaram que, nas casas onde há streaming, 86,9% tinham também acesso à TV aberta, uma redução em relação aos 93% de 2022.
  • Em 39,7% destes lares, havia acesso também a canal de TV paga.
  • Em 2022 eram 41,5%.
  • Já 8,2% não tinham sequer televisão aberta ou fechada, ou seja, faziam uso exclusivo dos canais de streaming.
  • Em 2022, essa marca era de 4,7%.

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Queda da TV por assinatura contrasta com avanço das plataformas de streaming (Imagem: Proxima Studio/Shutterstock)

Interesse pela TV paga diminuiu

De acordo com o levantamento, 58,4% dos brasileiros afirmaram ter um menor interesse pela TV por assinatura. Em 2016, esse número era de 39,1%. Por outro lado, 31% disseram considerar o preço alto demais, contra 56% anteriormente. Estes dados indicam uma mudança no comportamento da população.

Esta falta de interesse pode ser explicada pela criação de novas formas de consumir conteúdos pela internet. Neste cenário, é fácil entender o aumento do número de clientes que assistem filmes e séries através dos diversos serviços de streaming existentes hoje.

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Usuários têm várias opções de serviços de streaming atualmente (Imagem: Robert Way/Shutterstock)

Segundo o IBGE, por meio de streaming, o assinante tem acesso a uma oferta de filmes, séries, desenhos infantis, programas jornalísticos e eventos esportivos, por exemplo. Com exceção de programações ao vivo, as atrações são sob demanda, ou seja, ficam disponíveis para serem vistas a qualquer momento. As informações são da Agência Brasil.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.