Crimes digitais disparam no Brasil em 2024, revela Anuário de Segurança

Levantamento aponta que os estelionatos eletrônicos bateram recorde no Brasil, evidenciando uma mudanças de comportamento dos criminosos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 24/07/2025 10h59, atualizada em 01/08/2025 19h02
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Anuário de Segurança, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revela um crescimento no número de crimes digitais. De acordo com o levantamento, os chamados estelionatos eletrônicos bateram recorde.

O dado contrasta com outros tipos de crime. Segundo o trabalho, houve queda em todos os demais registros de roubo feitos pelas secretarias de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal no ano passado.

Criminosos migraram para o mundo virtual (Imagem: Song_about_summer/Shutterstock)

Estelionatos eletrônicos mais do que dobraram

O levantamento indica que os estelionatos eletrônicos mais do que dobraram de 2021 a 2024. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os golpes online subiram 133% no período: de 120.470 registros em 2021 para 281.206 no ano passado.

Segundo Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do FBSP, os dados indicam uma mudança na forma que os crimes patrimoniais são praticados no Brasil, saindo do ambiente físico e indo para o virtual. Ele explica que os criminosos alteraram a forma de agir a partir de 2020, ano em que começou a pandemia de Covid-19.

Brasil registra aumento expressivo da criminalidade em ambientes virtuais (Imagem: Aleksandar Malivuk/Shutterstock)

O especialista destaca que são cinco anos de tendência, o que consolida um movimento que, por si só, justificaria a reflexão sobre a reorganização do sistema de segurança pública no país. Essa transformação reconfigura por completo a governança criminal e, no caso analisado, influencia a inversão entre roubos e estelionatos e a forma como o crime opera para subtrair bens e recursos de suas vítimas.

Leia mais

mãos de um homem em teclado de computador
Estelionatos eletrônicos baterem recorde no período (Imagem: Korawat photo shoot/Shutterstock)

Golpes online apresentam tendência de alta no Brasil:

  • 2021: 120.470 registros;
  • 2022: 200.322 casos;
  • 2023: 222.765 ocorrências
  • 2024: 281.206 registros.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.