Manter o celular com carga é algo indispensável para entregadores do iFood e de outros serviços de delivery. Porém, por conta da rotina intensa do dia a dia, pode ser que nem sempre o aparelho consiga se manter com carga e, em muitos momentos, é possível que não haja um local acessível para carregar o dispositivo. Por isso, adotar algumas medidas para economizar a bateria do seu smartphone é fundamental.
Mas afinal, como economizar a bateria do celular? Nas linhas a seguir, o Olhar Digital traz dicas práticas e fáceis de serem realizadas para você ficar o maior tempo possível com carga em seu aparelho, mesmo com uso intenso.
8 dicas para entregadores do iFood economizarem bateria no celular
Mesmo modelos com bateria mais potente podem acabar descarregando durante o dia caso você utilize muito o celular. Por isso, é essencial economizar. Veja como!
1. Diminuir brilho da tela sempre que possível
Brilho da tela do celular em um quarto escuro / Crédito: Me dia (Shutterstock)
Se você não estiver em um local com grande incidência de luz solar, reduzir o brilho da tela é uma excelente maneira de economizar bateria, pois o brilho máximo, apesar de melhorar a visibilidade, consome muita bateria. Uma boa ideia também é ativar a função para que o ajuste seja feito de forma automática conforme o local em que você está.
2. Desativar apps não essenciais que funcionam em segundo plano
Capa – aplicativos de iphone – Imagem: DenPhotos/Shutterstock
Além de melhorar significativamente o desempenho do seu celular, essa ação vai ajudá-lo a economizar bateria, já que apps que estão funcionando em segundo plano também consomem energia.
Em celulares com o sistema operacional Android, o procedimento deve ser realizado por meio das “Configurações” > “Assistência do aparelho” > “Bateria” > “Limites de uso em segundo plano”. Por último, ative o botão à frente de “Suspender aplicativos não usados”.
Já em dispositivos iOS (iPhone), vá em “Ajustes” > “Geral” > “Atualização de aplicativos em segundo plano” > Desativado.
3. Deixar todos os aplicativos e abas fechadas quando não estiverem em uso
Aplicativos em um celular Android (Reprodução: Rami Al-zayat/Unsplash)
Se você não está utilizando um app ou determinada aba de internet em seu aparelho, feche-as, pois, quando abertas, consomem bateria do seu dispositivo, fazendo-o descarregar antes do período previsto.
Da mesma forma que o brilho da tela consome bateria, deixá-la ligada sem a utilizar também faz isso. Então, se não estiver vendo algo em seu aparelho, mantenha a tela desligada.
O consumo de bateria também é elevado nesses casos porque a tela ligada trabalha junto com aplicativos de navegação que consomem recursos do dispositivo. Outro ponto importante é que ao dar uma pausa para o seu aparelho, você evita que ele superaqueça.
5. Desligue notificações extras
Notificações em um iPhone – Crédito editorial: PixieMe / Shutterstock.com
Durante o trabalho de um entregador do iFood ou de outro serviço de delivery, o essencial é manter o foco no app usado para o delivery e navegação. Por isso, desative notificações de outros programas não essenciais, pois eles também contribuem para o consumo da carga do seu celular.
6. Acione a economia de bateria
Pessoa segurando um celular que está com o modo ‘economia de bateria’ ativado – Imagem: Proxima Studio/Shutterstock
O principal recurso presente nos smartphones para economizar bateria é o de “Economia de energia”. Ao ativá-lo, você limita atividades desnecessárias e assim consegue usar o dispositivo por mais tempo sem o descarregar.
7. Mantenha um cabo USB para recarregar o dispositivo direto na moto
Entrada para carregar o celular na moto – Crédito editorial: Everyonephoto Studio / Shutterstock.com
Tenha um cabo USB com a entrada adequada para carregar o seu celular diretamente na sua moto. Essa é uma estratégia excelente para garantir que não ficará sem carga durante o seu serviço.
8. Cuidado com o superaquecimento
Foto ilustrativa de um celular em chamas – Imagem: nasidastudio/Shutterstock
Durante o uso do aparelho, ele libera energia, o que acaba o fazendo esquentar. Porém, algumas coisas podem fazê-lo superaquecer e, consequentemente, consumir mais bateria.
Por isso, evite usar o celular muito tempo sob um sol forte, deixar recursos como o Bluetooth e Wi-Filigados direto e usar capas que não permitem ventilação adequada.
Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.