Imagem: Simon Charles A Johnson/Shutterstock
Já são mais de três anos e meio de guerra entre Rússia e Ucrânia. Neste período, foram diversos apelos da comunidade internacional e até promessas de cessar-fogo. No entanto, o confronto continua e a paz parece ainda estar distante.
As batalhas deixaram milhões de refugiados e continuam fazendo vítimas diariamente. Ao mesmo tempo, o conflito no leste europeu também está transformando a paisagem da Ucrânia, especialmente no sul do país.
Leia mais
A transformação ocorreu no antigo leito do rio Dnipro, região conhecida como Velykyi Luh. De acordo com o Grupo de Trabalho sobre Consequências Ambientais da Guerra da Ucrânia (UWEC), a vegetação nativa avançou rapidamente, com o surgimento de salgueiros, choupos e zonas úmidas.
Bilhões de sementes germinaram, e espécies como o esturjão ucraniano retornaram aos cursos d’água. Mamíferos terrestres também voltaram a ser avistando, criando um novo habitat. Apesar disso, cientistas alertam para os riscos ambientais.
O fundo do antigo reservatório acumulava, antes da destruição da barragem, grandes quantidades de sedimentos contendo metais pesados oriundos de indústrias localizadas ao longo do rio. Com o esvaziamento repentino, esses materiais foram expostos e podem contaminar o solo e a água.
Estudos recentes indicam que agora a região abriga uma possível floresta de várzea de grandes proporções. No entanto, a existência desse ecossistema está ameaçada pelos planos do governo ucraniano de reconstruir a barragem.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de julho de 2025 13:01