Chrome ganha resumos de lojas com IA para ajudar nas compras online

Recurso exibe reputação de sites de e-commerce no navegador com base em avaliações de parceiros confiáveis
Leandro Costa Criscuolo28/07/2025 16h57
google-chrome-1920x1080
Imagem: Alex Photo Stock/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou uma atualização para o navegador Chrome que introduz resumos de avaliação de lojas gerados por IA nos EUA.

O recurso, disponível inicialmente apenas em inglês e na versão para desktop, tem como objetivo ajudar os consumidores a identificar os melhores lugares para comprar online.

Como o recurso vai funcionar

  • Ao clicar em um ícone à esquerda do endereço da web, o usuário verá um pop-up com um resumo da reputação da loja, abordando aspectos como qualidade dos produtos, preços, atendimento ao cliente, devoluções e opções de compra.
  • Esses resumos são produzidos com base em dados de parceiros como Trustpilot, Yotpo, Bazaarvoice, Reputation.com, entre outros.
  • Ainda não há previsão de lançamento para dispositivos móveis.
Neste exemplo, é possível ver como o pop-up surge com o resumo sobre a reputação da loja acessada – Imagem: Google

Leia mais:

Compras otimizadas no Chrome

A novidade faz parte de uma estratégia mais ampla do Google para moderizar a experiência de compra online, oferecendo recursos semelhantes aos da Amazon, que já utiliza IA para resumir avaliações, recomendar produtos e facilitar a compra de roupas com base em preferências do usuário.

Resumos incluem qualidade, preço e atendimento ao cliente com base em fontes de parceiros – Imagem: mindea/Shutterstock

Além disso, a medida busca fortalecer o Chrome frente a novos concorrentes com foco em inteligência artificial, como o navegador Comet (Perplexity), o Arc (The Browser Company) e o Opera Neon, bem como um possível navegador da OpenAI.

Para manter sua liderança, o Google vem integrando seu assistente Gemini ao Chrome e desenvolve um agente de IA capaz de executar ações automatizadas no navegador.

A empresa também investe em recursos de compras por IA, como modo de inspiração visual, rastreamento de preços e checkout com assistente inteligente, buscando consolidar o Chrome como uma plataforma de compras moderna e eficiente.

Cursor sobre ícone do Google Chrome na barra Dock do Mac
Novo recurso do Chrome ajuda consumidores a evitar lojas mal avaliadas (Imagem: Foxartbox/ Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.